quarta-feira, 21 de abril de 2021

Curiosidades sobre o bicho-da-seda

Na sala continuamos a cuidar dos bichos-da-seda e a investigar para os conhecer melhor.

Nestas últimas semanas investigámos a sua alimentação e fizemos experiências para ver se eles comiam outras folhas além das de amoreira. 

Experimentámos várias espécies de folhas, até conseguimos que dois comessem as de cerejeira, e por isso, foram colocados num caixa à parte, dentro da caixa grande. 

Finalmente, descobrimos que eles comem folhas de figueira! Isto foi uma boa descoberta pois estávamos com muitas dificuldades em encontrar amoreiras! Figueiras há muitas e nesta altura estão cobertas de folhas!

Hoje comparámos com uma folha inteira uma folha de figueira colocada ontem. Estava quase toda comida!


Sabemos agora muitas coisas sobre o bicho-da-seda!

- são os únicos insetos domésticos

- respiram pelos espiráculos, uns orifícios que eles têm ao longo do corpo. Alguém apresentou uma dúvida e agora temos uma nova questão-problema para investigar: Será que as lagartas têm todas o mesmo número de espiráculos?

- só os ovos fecundados, que de amarelo passam a uma cor escura, eclodem e dão origem a uma larva.

- passam por várias fases: ovo, larvas, pupa e mariposa.

- ao longo da sua vida mudam 4 vezes de pele.

- aumentam de tamanho 10 000 vezes!

- conseguimos distinguir o seu sexo na fase de pupa (a fêmea é maior), na forma do casulo (o das fêmeas é maior e mais arredondado); as mariposas macho são mais agitadas  (vamos depois verificar se isso é verdade).

- fazem os casulos nos cantos das caixas, gostando de sítios sossegados (colocámos na caixa embalagens de ovos onde elas se escondem para construir os casulos). 

- para sair do casulo, libertam um líquido escuro que o rompe.

- as mariposas só têm um par de asas, enquanto as borboletas têm dois pares.

- as mariposas põem cerca de 500 600 ovos.

- as mariposas não têm boca para comer e morrem 2 ou 3 dias depois de porem os ovos.

Os nossos bichos-da-seda já começaram a fazer os casulos e agora estamos muito ansiosos para ver as mariposas e acompanhar a postura dos ovos.

Quando elas surgirem nós vamos colocá-las numa caixa nova, com um papel por baixo, para receber os ovos, guardando-as em local fresco para no próximo ano acompanharmos um novo ciclo.

Ontem a Bianca perguntou à professora se íamos libertar na Natureza as mariposas quando aparecessem, mas agora já sabemos a resposta! A Bianca até ficou com pena, por saber que elas apenas surgem para acasalar e por ovos e que só duram 2 ou 3 dias. 

A nossa sala tem sido um verdadeiro laboratório e nós uns bons investigadores

Hoje a nossa investigação foi feita com os bichos-da-seda da educadora Paula que estão muito mais atrasados que os nossos! Estivemos com uma câmara-lupa a ver os ovos, conseguindo mesmo ver alguns a eclodir.

Estamos a gostar muito deste projeto!


2 comentários:

  1. Tantas descobertas fixes e tantas perguntas novas! Vocês são mesmo cientistas!!! Parabéns pequenos cientistas!!

    ResponderEliminar
  2. Fantásticas todas estas descobertas! O vosso empenho também! E excelente a visita da educadora Paula para tornar a vossa experiência mais enriquecedora!

    ResponderEliminar