quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Com os dois pés na escola

 Chegou o dia tão desejado! Voltamos à escola!

A vontade de ver os amigos misturava-se um pouco com a ansiedade de uma nova turma e, para alguns, até uma nova escola. 

A entrada nada tinha a ver com aquilo de que tínhamos memória! Um a um, sem nos misturarmos, fomos entrando. Faltou o abraço aos colegas, aos funcionários, às antigas e à nova professora.

A ansiedade foi quebrada com a colocação de umas coloridas coroas personalizadas, ou não fossemos príncipes e princesas deste reino da EB Recarei! Para complementar, recebemos a pulseira azul que nos identifica como turma.

As regras de segurança foram seguidas à risca deixando alguns um pouco ansiosos (até houve quem tenha tido necessidade de dar a mão à colega) mas até achamos engraçado caminhar na estrada verde até à sala.

 As nossas educadoras entraram connosco na sala e ouviram-nos cantar a canção da formiga, a da lengalenga "Pique pique" e aprenderam connosco a canção da lavagem das mãos. Esta canção ensina-nos a lavar corretamente as mãos e é assim:

Molho as mãos e com o sabão,

esfrego as palmas de cada mão.

Entrelaço os dedos, continuo a esfregar

lavo bem os polegares a rodar.

Danço com os dedos na palma de cada mão

e os pulsos eu não esqueço, pois não!

Na sala era muita a euforia! Havia tanto para contar! Os dedos no ar ficavam cansados porque a espera era longa! Falamos da nossa família, dos nossos animais de estimação, das nossas brincadeiras preferidas,... Quem não era da escola logo se sentiu em casa! 

Depois de umas corridas no recreio e do lanche na sala, ilustramos o separador do 1.º ano. Não era permitido usar borracha e a professora mostrou-nos como os riscos indesejados se podiam transformar numa pedra, numa borboleta, numa joaninha ou numa nuvem, usando a nossa criatividade. Ficamos a saber o que significa esta palavra. Ficaram muito bonitos, os nossos desenhos, alguns ainda a precisar de uns retoques amanhã.

Voltamos a casa cheios de coisas para contar. As nossas caras não enganavam ninguém! Os pais, lá fora do portão, puderam perceber que o nosso dia tinha corrido bem e ficaram muito mais aliviados! 

Amanhã é um novo dia e novas aventuras teremos para contar!



2 comentários:

  1. Princesas e príncipes, num reino colorido, onde irá ter muita aventura e alegria junto da dedicada professora Margarida.

    ResponderEliminar
  2. Os trabalhos estavam todos muito bonitos...

    ResponderEliminar