Quando a professora nos inscreveu nas atividades da Semana das Invasoras indicou apenas o controlo da erva cortadeira e da junça, as duas infestantes que tínhamos conhecido na primeira saída de campo
Hoje voltámos a sair da escola mas para combater outra espécie. Quando fomos para a atividade na quarta-feira encontrámos um pequeno amontoado de acácias, uma infestante que ainda não tínhamos visto. A professora apresentou-nos a acácia e explicou-nos que o seu controlo é feito com o seu descasque. Explicou ainda como funcionava aquela técnica: ao cortar uma parte da casca, cortamos os vasos que levam a seiva para a planta e ela seca e morre.
Como hoje estava um belo dia de sol e era dia de Educação Física, na hora do recreio saímos e fomos ao encontro das acácias que tínhamos visto. A caminhada, as corridas, os saltos de pedra para pedra e as gincanas entre os tojos seriam a nossa aula de Educação Física.
Quando chegamos às acácias a professora deu uns cortes a toda a volta de alguns dos troncos que ainda estão finos. Ensinou-nos a meter a unha e a puxar a casca entre os dois cortes. Adorámos fazer o descasque! É muito engraçado!| Alguns até continuaram a fazer o descasque na parte de cima dos cortes!
Ficámos esta semana a conhecer algumas infestantes invasoras e a perceber a importância de as combater, aprendendo algumas técnicas. O Salvador mostrou-nos hoje uma marca na cara dizendo que foi a fazer o controlo de erva-cortadeira com o pai. Explicou como a eliminou depois, queimando-a no fogão.
É bom saber o que fazer para ajudar a Natureza e a Biodiversidade!
Sem comentários:
Enviar um comentário