quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Controlando as invasoras


 Hoje dedicámos um bocadinho do nosso dia ao controle de invasoras

Logo à saída da escola conversámos com os agentes da Escola Segura que passavam na rua. Conversámos um bocadinho perguntámos se nos queriam acompanhar e eles responderam-nos que gostavam mas não podiam, desejando-nos uma boa caminhada!

Fomos avançando identificando as espécies por onde passávamos. Fizemos o jogo dos polegares, apontando-os para cima para as nativas ou autóctones e para baixo para as invasoras infestantes. 

Continuámos então a tarefa iniciada na nossa primeira saída de campo cortando as plumas das ervas-cortadeiras. Desta vez caminhámos pelo monte em frente à escola para as encontrar. Não precisámos de andar muito para encontrar 5 ou 6 pés enormes, carregados de plumas! 

Mais uma vez as plumas foram metidas num saco bem fechado para depois serem queimadas. Vamos deixar uma ou duas plumas num saco para acompanhar a sua decomposição.

No regresso à escola dedicámo-nos ao controlo de junça junto ao passeio da escola. Esta tarefa foi continuada de tarde pelos nossos amigos do 1.º B na zona do charco que começava a ficar invadida por esta infestante.

Aprendemos hoje o significado da palavra "voluntário", neste caso, voluntários amigos do Ambiente, da Natureza e da Biodiversidade


A erva-cortadeira...

Identificando espécies autóctones e exóticas invasoras no percurso...
Conhecemos uma nova invasora, a acácia:

Polegares levantados indicam espécies autóctones!
Regresso à escola...

A junça, junto à escola... 
Destruindo as sementes com o fogo, numa caldeira fechada!

1 comentário:

  1. Muito bem meus queridos!
    Espero que o futuro seja promissor para uns meninos tão preocupados com o ambiente! Bjs

    ResponderEliminar