quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Explorando a biodiversidade do recreio

 Hoje o nosso recreio da manhã foi passado no campo de jogos porque estava mais sol.

Estava uma manhã muito agradável e, enquanto uns corriam aproveitando o espaço, outros exploravam a biodiversidade da escola. 

Sempre que encontrávamos alguma coisa especial chamávamos a professora que nos dava alguma explicação e tirava fotos.

Encontrámos formigas, um louva-a-deus, uma espécie de besouro e uma carapaça achatada, muito pequenina, que a professora fotografou ao lado de uma moeda para percebermos o seu tamanho e com a lupa para vermos os pormenores. 

Vimos marcas da passagem dos coelhos, os seus excrementos. Ficámos a pensar como conseguem eles entrar pois a rede tem uns buracos pequenos...
Começámos a mostrar à professora umas pinhas muito pequeninas que encontrámos perto do charco...
A professora apresentou-nos então mais uma autóctone, o amieiro, dizendo que aquilo eram os seus frutos. Explicou-nos que estas árvores gostam das margens dos rios e que devem ter gostado do nosso charco.
Estes dois amieiros foram plantados no primeiro ano da nossa escola e foram trazidos por um menino do 1.º ano como nós, o Rafael, que já anda agora no 9.º ano. É bom perceber que as árvores que nós metermos agora vão crescer e vão ser vistas por colegas nossos daqui a muitos anos.

Pudemos observar bem as suas folhas e as suas flores que já se transformavam em frutos.
A professora tirou fotografias com a lupa para vermos os pormenores...

Já a caminho da sala conhecemos uma exótica que alguém plantou lá no jardim, a acácia-bastarda, prima das mimosas. Será que esta planta se pode tornar invasora e infestante? Vamos ter que estar atentos!
Antes de voltar à sala ainda fizemos o jogo da identificação com os polegares das espécies autóctones e infestantes. Identificámos sem falhar o medronheiro, o carvalho, a erva-cortadeira, o eucalipto, o sobreiro,... Muitas destas espécies autóctones fazem parte do nosso jardim!
Gostámos muito desta aula a brincar, em que explorámos a melhor sala de aula, a Natureza!

Sem comentários:

Enviar um comentário