segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Às voltas com o dia e com o tempo que faz

 Nas nossas aulas de matemática trabalhámos os números até 5 comparando-os, ordenando-os e escrevendo-os por extenso, mas a maioria já conhece todos os algarismos e identifica bem outros números até bem maiores. 

Na atividade que abre cada aula de matemática, o "Número do dia", já trabalhamos os números até 31! O que temos que fazer é compor ou decompor o número do mês partindo da sua representação, geralmente, com "bolinhas". 

Para ajudar com os números grandes, desenhamos os círculos em grupos de 10. Para esta tarefa utilizamos o sinal + e já falámos de adição mas já houve dias em que foram sugeridas subtrações!

Estamos com aulas em casa mas as tarefas habituais continuam! 

Hoje pareceu-nos muito difícil trabalhar o número 2... 

1 + 1, 2 + 0,... mas logo surgiram as subtrações e tudo se resolveu! 

Agora, em casa, temos a ajuda dos pais e por isso às vezes conseguimos dizer expressões mais difíceis, claro!

Gostamos muito desta atividade! Com o dedo no ar lá vamos pedindo a vez para falar e a a professora vai apontando cada expressão e o quadro vai ficando cheio! 

Logo a seguir à data e nome escrevemos umas frases sobre o tempo que faz. Costumamos olhar pela janela e comentar o que vemos. Na sala é muito fácil pois estamos todos no mesmo local, mas agora é engraçado porque, como estamos em locais diferentes, nem sempre vemos o mesmo! 

Com esta tarefa diária, já muitos sabem escrever sem olhar as palavras "Hoje", "está","sol", "azul",... porque tivemos muitos dias de bom tempo.  Agora, da maneira que o tempo está, vamos aprender a escrever de olhos fechados "chuva", "enevoado", "frio", "vento",...

Depois de escrever as frases fazemos o desenho. Até aprendemos uma estratégia para pintar o céu! Usamos um bocadinho de papel que riscamos com lápis de cera e o céu fica perfeito! Agora continuamos a fazer o desenho, nós e a professora!












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