terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Ainda em modo TPC fora de casa

Hoje recebi mais algumas fotos na proposta de "TPC" de feriado e um espetacular filme com um simpático personagem, partilha da Leonor!


O Salvador, equipado com as suas adoradas galochas, partilhou connosco o seu lanche na melhor sala de jantar, o jardim da sua casa!


A Ana Luz passeou junto a um rio e encontrou um cogumelo bonito mas venenoso! Ela não sabia que não se deve arrancar musgo e amanhã vai ajudar a turma a reconhecer a importância de o preservar.

Eu também tive tarefas fora de casa e depois de uns dias com a cabeça metida em fichas e no computador, soube-me muito bem esta manhã!! 

Enquanto alguém se desembaraçava de silvas, eu fui tratar de infestantes, ou melhor, controlar infestantes, nomeadamente a acácia, bem conhecida da turma. São poucas naquele espaço mas é importante destruí-las para que não invadam tudo. Usei a técnica que todos na sala conhecem, o descasque. 

Lembrei-me muitas vezes da turma ao ver as autóctones que abundam neste espaço, carvalhos, sobreiros, salgueiros, medronheiros,  e imaginei os polegares levantados em jeito de reconhecimento e aprovação das mesmas. Vi uma espécie autóctone que a turma ainda não conhece, a gilbardeira,  e tirei foto para a apresentar. No meio de um silvado enorme apareceu um tufo de fisalis que não parecia nada incomodado com o ataque das silvas!

Numa paisagem quase de sonho, pena ver uma outra infestante que a turma ainda não conhece. Trata-se de uma planta herbácea, rente ao chão, mas que tem um incrível poder pois invade todo o espaço em pouco tempo! O aspeto até pode ser agradável pois transforma o chão e os muros em tapetes verdes e macios mas o seu poder maléfico é enorme! É a tradescância, conhecida nesta zona por erva-das-galinhas ou erva-da-fortuna. Bem, se ela fosse mesmo erva-da-fortuna, eu era milionária!

fisalis

medronheiro
gilbardeira 




descasque de acácias

tradescância


Sem comentários:

Enviar um comentário