No início da semana, na sala de aula começámos por ver algumas imagens de diferentes paisagens. Umas apresentavam montanhas altas, outras zonas muito planas e outras um rio a correr entre as montanhas. Desta maneira aprendemos a distinguir os três tipos de relevo: montanhas, planície e vale.
Estivemos depois a pensar onde haveria mais biodiversidade e todos concordaram que seria no vale pois há água e mais vegetação.Hoje foi dia de ir para o recreio e observar bem o que nos rodeia. Primeiro imaginámos esses relevos do espaço da escola e foi fácil: as montanhas estavam representadas no jardim logo à entrada onde o terreno é muito inclinado, as planícies foram encontradas na zona do charco e para o vale tivemos que por a imaginação a trabalhar e ele foi mais ou menos inventado na parte de trás da escola onde o terreno inclinado é muito irregular. Claro que no nosso vale não passa nenhum rio!
Voltámo-nos depois para o exterior da escola e percebemos que víamos montanhas à nossa frente e que a Ribeira de Bustelo formava um vale.Voltámos ao nosso jardim e fomos perceber diferenças. Vimos que há zonas com pouco coberto vegetal (a nova expressão que já sabemos usar) e outras com muito. Falámos mais uma vez da importância das plantas para segurarem os solos. Pegamos num regador com água e vimos que ao regar as plantas, onde há pouca vegetação, a água escorre pela encosta, nem entra no solo. É por isso que quando metemos árvores criámos um murinho à volta para segurar a água e ela não de desperdiçar.
Quando observávamos o jardim da entrada comentámos que junto à casa das máquinas há pouca vegetação porque alguns meninos não respeitam o jardim e pisam-no. É a mesma coisa que acontece na Natureza! Às vezes o Homem não te cuidado e destrói a natureza e o habitat (outra das palavras que já conhecemos muito bem!) de muitos seres vivos. O Homem pode construir, claro, mas tem que ter muito cuidado para não estragar nada, foi o que comentámos!
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