quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Ainda à volta de Darwin

 Hoje falámos conhecemos mais um bocadinho sobre Darwin e o seu trabalho, continuando o desafio Bibliolab.

A professora começou por falar dos nossos desenhos e da forma como víamos um cientista.  Os cientistas aparecem na maioria em laboratórios mas também os há fora, na natureza! Quase todos os nossos cientistas usam bata e óculos e têm à frente uma banca de trabalho cheia de instrumentos e utensílios. Em muitas das imagens ou descrições há poções, misturas, frasquinhos e explosões!

O Dinis disse que a madrinha é cientista e que não faz nada daquilo pois o trabalho dela é com ratinhos! Esta intervenção do Dinis ajudou a acabar com a ideia do Tomás de que os cientistas são feios! A madrinha do Dinis é cientista e é bonita! Um dia destes temos que lhe pedir para vir à nossa sala virtual falar do seu trabalho!

Vimos imagens de Darwin em criança e fomos acompanhando a sua vida com fotos. Sabemos que ele era uma criança muito curiosa e que gostava muito da natureza. Realmente, na pintura que vimos, ele está com uma planta na mão.

A professora falou-nos um pouco da sua vida e das suas investigações. Como já comentámos outro dia, o laboratório de Darwin era a natureza! Também nós gostamos de aprender na natureza, achamos que é uma ótima sala de aula por isso também deve ser o melhor laboratório!

Ficámos a saber que Darwin viajou pelo mundo num barco, que leu muito, que falou com muitas pessoas e que fez muitas recolhas que depois organizou e estudou. A professora tinha dito esta semana que uma das plantas que ele estudou foi recolhida por um amigo aqui bem perto de nós, numa das nossas Serras do Parque das Serras do Porto!

Vimos depois umas imagens para explicar o que Darwin tanto estudou e explicou para percebermos melhor o que significa a evolução das espécies e a seleção natural. Claro que não temos que saber para já estes termos mas já vamos conseguindo perceber o que significam!

Nós falamos muitas vezes na sala de habitats e por isso percebemos bem a importância deles para as espécies e a necessidade que algumas têm de se adaptar.

Claro que fizemos muitas perguntas pois é um bocadinho difícil perceber bem este trabalho de Darwin mas a professora disse que ainda vamos falar muito deste cientista, um dos mais importantes do século XIX e vamos perceber melhor o seu trabalho e as suas descobertas!

Amanhã, dia de Darwin, vamos terminar esta aventura de o descobrir, para já! 

Sem comentários:

Enviar um comentário