O Dia Mundial das Zonas Húmidas é celebrado anualmente no dia 2 de fevereiro.
Na nossa sala falamos muitas vezes de biodiversidade e da necessidade de a proteger e preservar. As Zonas Húmidas são áreas de elevada biodiversidade, por isso, têm um papel muito importante na conservação de espécies. Temos então que as conhecer para melhor as proteger.
Se nos pedirem exemplos de espécies das Zonas húmidas, não vamos ter muitas dificuldades em dizer uma meia dúzia, logo de seguida! Lembramo-nos dos rios e ribeiras, dos charcos e lagos, das minas e dos fojos, e logo pensamos no tritão, na salamandra lusitânica, na salamandra de pintas amarelas, nos peixes, nos patos, nas rãs, nas libelinhas, nos caracóis, nos cágados, nos guarda-rios, nos melros-de-água... Pensamos nos seus habitats e lembramo-nos dos amieiros, dos choupos, dos salgueiros, dos fetos, dos musgos, dos juncos, dos nenúfares, ...
Temos todos portanto que lembrar a necessidade de proteção das Zonas Húmidas para proteger a biodiversidade que aí existe.
Nesta semana de 1 a 8, o Eco Escolas lançou-nos o desafio "Aqui há vida! - Dia Mundial das Zonas Húmidas!". Mesmo em férias, respondemos ao desafio e fizemos os nossos desenhos,inspirados em todas as conversas que tivemos na sala e nos filmes que vimos.
Sem comentários:
Enviar um comentário