sábado, 27 de fevereiro de 2021

Explorando a flutuação


 Hoje voltámos a lembrar o que faz um cientista, revendo o quadro que completámos do Dia de Darwin.

Relembrámos que um cientista questiona, investiga, regista, experimenta, descobre, analisa, partilha..., partindo de uma questão problema.

Hoje a professora colocou-nos uma questão:

- O que é flutuar?

As nossas respostas foram surgindo:

É  ficar  em  cima  da  água.

É voar.

É andar no ar.

É viajar em cima de um avião.

É não ir ao fundo.

É saltar de para-quedas.

É boiar na água.

É ir com o vento.

É um balão no ar.

É um barco na água.

É deslizar no céu. 

É relaxar.

São as nuvens no céu.

É ficar em cima das estrelas.

É ter equilíbrio.

A professora disse então para pensarmos nas afirmações relacionadas com a água e fomos identificando quais eram, chegando à conclusão de que flutuar na água é ficar na superfície, boiar  e não ir ao fundo

Logo a seguir outra pergunta:

- Será que todos os  materiais flutuam?

Usámos o manual e o protocolo (ou guião da experiência) lá apresentado, começando por fazer as nossas previsões. A professora deu a indicação para preenchermos a esferográfica ou lápis de cor para depois não podermos apagar. É que quando vemos que as nossas previsões não estavam certas, apetece-nos ir apagar e corrigir para a forma correta. A professora voltou a lembrar que não há problema em obter uma conclusão diferente das nossas previsões pois é para isso que fazemos uma experiência, para termos certezas!

Cada um ali na aula síncrona assinalou as suas previsões. A tarefa seguinte seria verificar e tirar as conclusões.

A professora disse que podíamos aproveitar o sábado para fazer a experiência mas a curiosidade levou muitos a meter mãos à obra e logo as fotografias e vídeos começaram a ser enviados.

Como a professora tinha falado dos barcos, algumas das fotos mostravam os barcos construídos lá por casa. Havia barcos de muitos feitios e materiais, geralmente utilizando materiais de desperdício.

Quando voltarmos a estar juntos vamos falar dos resultados e tirar as conclusões em conjunto. 

Será que todos os materiais flutuam?...



1 comentário:

  1. Ficou fantástico professora obrigada valeu a pena a trabalheira que lhe causamos. Mais uma vez peço desculpa.

    ResponderEliminar