quarta-feira, 3 de março de 2021

Dia Mundial da Vida Selvagem

Para assinalar o Dia Mundial da Vida Selvagem, a convite da ABAE/Eco Escolas, fizemos uma visita ao Jardim Zoológico de Lisboa.

O objetivo deste dia criado em 2013 é celebrar a fauna e a flora do planeta, ao mesmo tempo que chama a atenção para os perigos do tráfico de espécies animais selvagens.  

Como não podemos sair de casa esta visita foi virtual mas mesmo assim, muito interessante!

À hora marcada, cada um acedeu ao link do Canal Youtube da ABAE e foi conhecer um pouco melhor a vida selvagem neste Zoológico onde existem cerca de 2000 animais de 300 espécies diferentes.

No fim da apresentação demos um saltinho à nossa sala também virtual e fomos falando sobre o que nos despertou mais a atenção e ficam aqui algumas curiosidades:

As zebras, no seu habitat natural, vivem em grupo para se defenderem melhor dos predadores.

As suas riscas pretas e brancas servem para camuflagem porque os predadores veem a preto e branco e têm dificuldade em perceber onde é a zona do pescoço para as atacar. Estas riscas servem também para as proteger dos insetos e por isso, das doenças. 

Aqui no Jardim Zoológico elas estão agrupadas também em manadas, tal como no seu habitat natural.

Os tigres  têm o seu território dividido por dois espaços, interior e exterior, e tanto estão dentro como fora da instalação. Dormem 16 horas por dia e são carnívoros. 

Para marcar território e deixar a sua marca, os tigres arranham, por isso, no meio da instalação são colocados  uns troncos com cheiros (de outros animais, de plantas aromáticas), para que eles mantenham os comportamentos naturais do seu habitat. 

Os koalas estão ameaçados por causa da destruição das floresta. 

Dormem 20 horas e comem nas restantes 4 horas do dia, alimentando-se apenas de eucaliptos . Não bebem água e os tratadores usam isso para vigiar a sua saúde, colocando uma tina com água no espaço pois, se eles beberem a água, é sinal de que algo não está bem.

Os rinocerontes machos e fêmeas estão em instalações separadas, só se juntando na altura da reprodução. Quando têm a pele seca, vão até à lama para se hidratar.

O animal que mais comentários originou foi o suricata! São uns animais muito simpáticos, muito sociáveis, muito organizados, sempre alertas aos sons. 

Passam o tempo a escavar, conseguindo fazer túneis com quase 15 Km de distância! Por esta razão o espaço é cimentado por baixo para evitar que eles continuem a escavar eternamente, mantendo-os seguros. 

Os olhos dos suricatas têm uma mancha preta à volta que funciona quase como uns óculos de sol, permitindo-lhes olhar para cima para o sol.

Os suricatas alimentam-se de insetos. São muito resistentes às serpentes e aos escorpiões.

Esta espécie começa a ficar em risco porque começa a ser comercializado. 


No final da visita fomos alertados para a importância de não ter em casa animais selvagens, só o fazendo com um certificado. Devemos fazer denúncia se virmos situações contra os animais selvagens.

 
Esta visita continuava à tarde. Não vamos fazê-la em direto mas podemos fazê-la mais tarde no canal da ABAE. 

De tarde fomos convidados a desenhar o nosso animal  favorito...


Sem comentários:

Enviar um comentário