sexta-feira, 26 de março de 2021

Encerramento da Semana da Leitura, encerramento do 2.º Período

Hoje tivemos um dia muito ocupado e animado! Terminava a nossa semana da leitura e o 2.º período.

Como aconteceu toda a semana, começámos o dia com uma história contada pelos pais, desta vez uma original criada pelo Duarte e pela mãe. Era uma história muito bonita que nos falava de amizade, de respeito, de ajuda. Toda a família do Duarte participou e nós adorámos a história. O Duarte sorria muito quando surgia o João pois era a sua voz. 

Logo de seguida assistimos a uma apresentação da história D. Carmo feita pela Educadora Paula. No fim da história nós fizemos a sua dramatização e foi muito engraçado!

Chegou a hora do lanche e, tal como noutros dias esta semana, lanchámos no recreio! É muito bem sair da sala e fazer um piquenique no recreio!

A seguir ao lanche fomos para as pinturas criar um painel da primavera. Usar tintas e pincéis é bem melhor do que usar lápis, sobretudo quando temos uma grande folha colada nas janelas, no recreio! Foi muito animada, esta atividade! O resultado foram umas telas bem preenchidas mas também algumas roupas com novos desenhos e sobretudo, muitas tatuagens e até madeixas coloridas no cabelo!

Voltámos à sala para o número do dia pois essa tarefa não pode faltar! Antes de almoço ainda deu tempo para relembrar a história da D. Carmo e continuá-la numa folha dada pela Educadora Paula. Debaixo da cama da D. Carmo estava um lobo junto com os animais domésticos. Estivemos s tentar arranjar uma explicação para isso e inventamos um incêndio na floresta. A seguir criamos um texto sobre um animal à nossa escolha. 

De tarde ouvimos a história da Maria Beatriz acompanhada pelos bonitos desenhos que ela faz. Ficámos a conhecer a abelha Bela e uma aldeia onde todos se uniram para salvar as abelhas, tão importantes para a biodiversidade.

Logo a seguir, para finalizar a Semana da leitura, relembrámos a importância dos livros e da leitura...

Um livro é...

uma história.

um professor

uma descoberta

uma aventura

uma viagem

um amigo

para depois elaborar um poema para uma canção. 
Enquanto a professora registava as ideias que apresentávamos,  ilustrámos um livro usando a nossa imaginação e criatividade. O nosso texto ganhou a forma de desenhos.

E o texto para a nossa canção estava pronto!

O livro é um amigo

O livro é um amigo, brinca comigo e faz-me feliz

O livro faz-me sonhar, faz-me crescer com o que ele diz.


Conta histórias de encantar

de fadas e bruxas muito más

Ele faz-me imaginar

que de tudo eu sou capaz!


Ele fala de animais

de monstros e do fundo do mar

de flores e muito mais,

da importância de amar!

Mesmo, mesmo a acabar a tarde, gravámos a canção. O refrão estava bem sabido mas as duas quadras ainda saíram um pouco envergonhadas pois não tínhamos tido tempo de ensaiar muito! Quando voltarmos para o 3.º Período ensaiamos melhor e fazemos nova gravação!

Este foi um dia muito cheio e muito animado!

1 comentário: