O nosso dia começa sempre com a escrita do nome, data.
Logo a seguir olhamos para a janela para ver o tempo que faz. Usando vocabulário variado, de acordo com o projeto PICOLIN que nos ajuda a trabalhar as palavras, fazemos então em duas frases a descrição do que vemos.
Às vezes alguns mais adiantados já fizeram esta tarefa e então leem as suas frases. Percebemos que o significado é o mesmo, só foram utilizadas outras palavras. No fim, fazemos a ilustração.
A outra tarefa diária é a decomposição do Número do dia.De acordo com o nosso horário, à terça e à quinta esta tarefa vem logo a seguir ao tempo, nos restantes dias chega depois do intervalo.
A regra é fazer 6 decomposições por dia, exceto nos dias em que a tarefa é enviada para o Classroom em que são apresentadas 10 decomposições. Nesse dia, às vezes não realizamos esta tarefa.
A regra é começar pela escrita por extenso e por ordens, fazendo também a representação no ábaco e até na moldura do 10. Devemos usar primeiro os números amigos e só depois utilizar outros.
Cada um apresenta uma das suas decomposições que é explorada em grupo. No final fica um quadro cheio de expressões numéricas variadas, sempre representando o número do dia no calendário.
Gostamos muito destas duas atividade!
Sem comentários:
Enviar um comentário