sábado, 24 de abril de 2021

Dia Mundial do Livro e Dia da Liberdade

 Hoje, 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Esta data tem como objetivo realçar a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar para a leitura.

Falámos de livros associados à ideia de Direitos de Autor, ouvindo a leitura do texto "Carta a um humano", enviado pela turma anterior da professora para o concurso "Histórias da Ajudaris".  A Ajudaris é uma instituição de solidariedade social e ao comprar este livro, somos também solidários. Percebemos que somos autores cada vez que criámos um texto e que, se o nosso texto for selecionado, podemos ser uns dos autores no livro de 2021. Como em Estudo do Meio andamos a falar de seres vivos e dos cuidados a ter com eles, este texto deu para um debate muito interessante! Estávamos em silêncio completo ao acompanhar a história que começou muito bem, ficou triste mas, felizmente, acabou bem!


Falámos também da importância dos livros enquanto meio de transmissão de cultura e informação para ouvir a leitura de "O tesouro", de Manuel António Pina, abordando o 25 de abril. 

Também aqui estivemos com muita atenção! No fim cada um disse o que mais lhe tinha chamado  a atenção. Achamos muito estranho saber que nesse país triste que era Portugal antes do 25 de abril rapazes e raparigas estavam separados nas escolas e não podiam ouvir a música de que gostavam ou ler qualquer livro, que as meninas não podiam usar calças, que as pessoas eram vigiadas a toda a hora e tinham o correio revistado, que tinham medo de falar o que queriam, ... Percebemos com esta história porque é que este é o Dia da Liberdade e porque lhe chamam Revolução dos Cravos. Foi bom percebermos que nesta revolução não houve tiros e portanto, nem mortos nem feridos pois das espingardas saíram apenas cravos, o símbolo deste dia.

Podem ouvir aqui a história deste dia...

                                                                      O tesouro

E para homenagear o livro, aqui fica, mais uma vez, a canção que criámos para ele, no Dia do Livro Infantil.


Sem comentários:

Enviar um comentário