quinta-feira, 8 de abril de 2021

Um novo projeto: o bicho -da-seda

 Costumávamos ser 26 na nossa sala mas agora somos mais, muitos mais! 

A professora trouxe uma caixa com bichos-da-seda que vamos acompanhar no seu ciclo. Até calha bem porque começámos agora a falar dos Seres Vivos.

Há bichos de todos os tamanhos! Uns estão quase a fazer o casulo de tão grandes que estão e outros ainda se confundem com os resíduos do fundo da caixa, que descobrimos que são os excrementos deles. Para os observar melhor temos dentro da caixa uma mesa lupa que a professora também usa para fotografar e filmar.

Já tivemos que arranjar uma caixa maior porque temos mesmo muitos bichos que crescem muito depressa! A professora ia tirando os bichos e alguns davam muito trabalho porque estavam agarrados aos restos de folhas secas.
Os bichos-da-seda comem folhas de amoreira, o que é um problema, pois há na escola duas que a professora plantou mas ainda são muito pequenas. Para lhes arranjar comida, a professora tem que andar por aí à procura...

Tivemos uma ideia e com ela levantámos uma questão-problema:

- Será que os bichos da seda comem outras folhas?...

Resolvemos experimentar... Começámos pelas folhas de amieiro que até são parecidas! Podia ser que enganássemos os bichos! Mas não! Mal pousamos as folhas eles foram logo até elas mas deram voltas e voltas e afastaram-se. Experimentámos depois folhas de ácer, das pequeninas, muito tenrinhas, mas aconteceu exatamente o mesmo! 

Lá tivemos que colocar as folhas de amoreira que eles devoram num instante! Em 10 minutos, as folhas desaparecem e nem vestígios delas encontramos!

É muito engraçado observar de perto o fundo da caixa! Os bichos-da-seda são mesmo muito comilões! Quando lhes deitamos folhas, eles amontoam-se e só param quando já não há nada para comer!  Nos filmes que a professora faz na mesa lupa conseguimos ver a forma como eles comem, rodando a cabeça para a esquerda e para a direita, fazendo um recorte redondo na folha. 
Estamos curiosos para saber o que vai acontecer a seguir... Entretanto vamos espreitando a caixa, cada vez que temos a oportunidade!


Sem comentários:

Enviar um comentário