O Parque das Serras do Porto esta semana realizou o "4.º Encontros com o Parque"
Durante a semana realizaram-se algumas atividades que não pudemos realizar mas esta sexta-feira, depois da caminhada pelo Parque de manhã, a turma fez-se representar na atividade noturna "À descoberta da bioluminescência e dos sons no Parque das Serras do Porto", organizada pela APRISOF.
Com uma lanterna na mão, por grupos, caminhamos pela margem esquerda do Rio Sousa, desde a Senhora do Salto até à Ribeira de Santa Comba. A ideia era ouvir os sons e tentar descobrir as criaturas que habitam o Parque.
Pudemos observar a intervenção que foi feita nas margens, com a utilização da madeira das invasoras cortadas a ser utilizada como vedação para suporte das margens, numa técnica de engenharia natural.
Conseguimos ouvir muitas rãs, muitos grilos, diversas aves que não reconhecemos e aprendemos a identificar pelo som o sapo parteiro.
Conseguimos ver muitos musgos, líquenes, flores, árvores autóctones mas também muitas invasoras. Fotografámos muitas lesmas, umas rãs e uns cogumelos muito diferentes dos que costumamos ver.
O professor Ângelo tinha uma luz roxa que nos mostrava o que não conseguimos ver a olho nu e vimos algumas maravilhas!
Alguns dos outros exploradores tiveram sorte e conseguiram ver duas salamandras lusitânicas! Que sorte!
No fim da caminhada estava tudo muito cansado mas muito feliz, por esta atividade!
Sem comentários:
Enviar um comentário