quarta-feira, 23 de junho de 2021

Quadras ao S. João

Hoje falámos do S. João

Nós sabemos que este ano a festa ainda não pode ser como nós gostávamos por causa da pandemia! Vamos ter de festejar em casa, com a família, em segurança. O S. João pode estar triste por não ter festa, mas não ia gostar nada de nos ver em confusões e em perigo!

Tínhamos como tarefa criar quadras de S.João. Relembrámos que uma quadra é formada por quatro versos.

A professora explicou-nos que nas quadras tradicionais, como as de S. João. a rima é cruzada, ou seja, o 1.º verso rima com o 3.º e o 2.º com o 4.º.
Falou.nos ainda da métrica, mostrando-nos como as quadras populares têm sete sílabas métricas que não correspondem sempre às sílabas na divisão silábica das palavras.
Começamos então a falar de S. João e fomos escrevendo no quadro as palavras que dizíamos. Para cada palavra encontrámos depois rimas.

Começamos então a criar as quadras tendo o cuidado com a rima e a métrica. É engraçado ler as quadras para contar as sílabas métricas porque lemos os versos "aos saltinhos"!

E aqui estão as nossas quadras de S. João!


Vem aí o S. João

ir à festa eu bem queria

mas não posso ir, pois não,

por causa da pandemia|!


S. João está a chegar,

vou comprar um manjerico.

Toda a noite vou sonhar

que agora eu estou rico.


É noite de S. João

vamos todos para a festa

levo um martelo na mão,

sem ele a noite não presta!


É noite de S. João

já tenho um martelinho.

Levo-o na minha mão

para bater devagarinho.


Já vai começar a festa,

da noite de S. João

Este ano só nos resta

comer sardinhas no pão.


Não lancem nenhum balão

para a floresta não queimar!

Se ela ardesse, o S. João

ia ficar a chorar!


Meu querido S. João

se quiseres brincar comigo

vamos lançar um balão,

vem comigo, meu amigo.


É noite de S. João,

vamos todos festejar

Vai ser uma animação,

todos juntos a cantar!


S. João, meu grande amigo,

vamos dançar sem parar.

Quero festejar contigo

até a noite acabar!


Nesta noite de alegria,

vamos todos festejar

de noite até ser dia,

S. João vai adorar!

2 comentários: