quinta-feira, 14 de outubro de 2021

"Escrevinhando" e "Tabuagicar"

Há muitas formas de aprender e a forma melhor é com diversão e usando a criatividade.

No projeto "Escrevinhando", trabalhamos a escrita e hoje usámos com inspiração as estações do ano, imaginando que eram pessoas. 


E, com a nossa imaginação, ficou assim o nosso texto.

Se as estações do ano fossem pessoas...

Se as estações do ano fossem pessoas, o outono era um senhor de meia idade e careca. Tinha uma barba comprida, acastanhada e alaranjada como as barbas do milho.

Usava roupas quentes e muitas vezes andava de guarda-chuva. 

Havia dias em que ele era um bocadinho triste mas, se o sol aparecesse, ficava feliz.

Adorava dióspiros, castanhas, romãs, figos, e  podíamos vê-lo de cesta na mão, bem carregada!

Se as estações do ano fossem pessoas, o inverno era um senhor bem idoso. Tinha os cabelos e as barbas brancas e usava sempre gorro. Era um senhor muito sério e adorava estar deitado no sofá, junto à lareira. 

Às vezes usava um fato vermelho e deslocava-se de trenó e nessa altura era muito alegre e muita genica! 

Se as estações do ano fossem pessoas, o verão tinha o cabelo curto e usava sempre óculos de sol. As suas roupas eram frescas e coloridas. Era normal andar de calções e adorava ir à praia ou à piscina. Tinha imensos amigos que o adoravam!

Se as estações do ano fossem pessoas, a primavera era uma menina simpática, amorosa e muito bonita.

Tinha o cabelo loiro, comprido e sempre enfeitado com uma tiara de flores.

Usava vestidos coloridos, estampados com flores, borboletas, joaninhas, estrelas e corações.

Todos gostavam dela e ficavam felizes quando ela chegava, acompanhada das andorinhas. 

A primavera adorava brincar com as crianças, correr atrás das borboletas, semear flores para as abelhas e cantar com os seus amigos pássaros.


No recreio fomos trabalhar no "Tabuagicar". A professora desenhou dois grandes diagramas de Venn com uma zona de interseção.

Ficámos à volta à espera dos critérios para a formação dos conjuntos e, quando a professora os indicava, colocávamo-nos no local correto.

Fizemos muitas combinações de conjuntos!

Os primeiros que formámos foram o dos meninos e o das meninas. Comentámos que a zona de interseção ficou vazia porque ninguém podia ter ao mesmo tempo os dois sexos.

Formámos depois o conjunto das meninas e o conjunto de quem fazia anos em novembro. Aí havia meninas de um lado, meninos do outro e na interseção, a Beatriz, a Maria Beatriz e o Francisco.

Quando o critério foi para o A raparigas e para o B quem tinha calções, as duas Mafaldas ficaram na zona de interseção e no conjunto B ficou o Tomás, o Duarte e o Francisco. Com estes critérios, ficaram de fora os rapazes que estavam de calças.

Este jogo deu para imaginar muitas situações e muitos critérios e para aprender a organizar a informação


Sem comentários:

Enviar um comentário