Há muitas formas de aprender e a forma melhor é com diversão e usando a criatividade.
No projeto "Escrevinhando", trabalhamos a escrita e hoje usámos com inspiração as estações do ano, imaginando que eram pessoas.
E, com a nossa imaginação, ficou assim o nosso texto.
Se as estações do ano fossem pessoas...
Se as estações do ano fossem pessoas, o outono era um senhor de meia idade e careca. Tinha uma barba comprida, acastanhada e alaranjada como as barbas do milho.
Usava roupas quentes e muitas vezes andava de guarda-chuva.
Havia dias em que ele era um bocadinho triste mas, se o sol aparecesse, ficava feliz.
Adorava dióspiros, castanhas, romãs, figos, e podíamos vê-lo de cesta na mão, bem carregada!
Se as estações do ano fossem pessoas, o inverno era um senhor bem idoso. Tinha os cabelos e as barbas brancas e usava sempre gorro. Era um senhor muito sério e adorava estar deitado no sofá, junto à lareira.
Às vezes usava um fato vermelho e deslocava-se de trenó e nessa altura era muito alegre e muita genica!
Se as estações do ano fossem pessoas, o verão tinha o cabelo curto e usava sempre óculos de sol. As suas roupas eram frescas e coloridas. Era normal andar de calções e adorava ir à praia ou à piscina. Tinha imensos amigos que o adoravam!
Se as estações do ano fossem pessoas, a primavera era uma menina simpática, amorosa e muito bonita.
Tinha o cabelo loiro, comprido e sempre enfeitado com uma tiara de flores.
Usava vestidos coloridos, estampados com flores, borboletas, joaninhas, estrelas e corações.
Todos gostavam dela e ficavam felizes quando ela chegava, acompanhada das andorinhas.
A primavera adorava brincar com as crianças, correr atrás das borboletas, semear flores para as abelhas e cantar com os seus amigos pássaros.
Ficámos à volta à espera dos critérios para a formação dos conjuntos e, quando a professora os indicava, colocávamo-nos no local correto.
Fizemos muitas combinações de conjuntos!
Os primeiros que formámos foram o dos meninos e o das meninas. Comentámos que a zona de interseção ficou vazia porque ninguém podia ter ao mesmo tempo os dois sexos.
Formámos depois o conjunto das meninas e o conjunto de quem fazia anos em novembro. Aí havia meninas de um lado, meninos do outro e na interseção, a Beatriz, a Maria Beatriz e o Francisco.
Quando o critério foi para o A raparigas e para o B quem tinha calções, as duas Mafaldas ficaram na zona de interseção e no conjunto B ficou o Tomás, o Duarte e o Francisco. Com estes critérios, ficaram de fora os rapazes que estavam de calças.
Este jogo deu para imaginar muitas situações e muitos critérios e para aprender a organizar a informação.
Sem comentários:
Enviar um comentário