quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Dia de aulas ao ar livre

 Hoje chegou o tão ansiado Dia de aulas ao ar livre#DiadeAulasAoArLivre

Neste dia, o ano passado, em maio, nem na sala entrámos! Este ano combinámos estar na sala de manhã e sair de tarde.

Como é habitual, formamos grupos. A professora perguntou que grupo se podia formar com 25 alunos e logo respondemos que podia ser 5 grupos de 5. A professora lembrou que faltava a Letícia e portanto éramos 24. Demos a sugestão de criar 4 grupos de 6 ou 6 grupos de 4. Para ser mais fácil falarmos dentro do grupo, escolhemos a 2.ª opção.

Costumamos combinar entre nós a formação dos grupos. Às vezes fica um pouco complicado e a professora tem de intervir, mas este ano não foi preciso! A professora usou a Roda da Sorte que agora usamos para ver quem vai ler e escolheu a função de criar grupos de 4. Logo apareceram no écran os seis cartões com os grupos formados! Foi muito interessante ver isto!

Já em grupo, fora da sala, demos um nome ao nosso grupo e escolhemos o porta-voz. Cada grupo recebeu  o guião, preso numa prancheta e lá fomos nós explorar a natureza, mais uma vez.

Pelo caminho fomos lembrando as espécies autóctones e as invasoras mas a nossa principal preocupação era encontrar habitantes do reino Fungi, os cogumelos, pois sabemos que esta é a época certa para os ver. Vimos muitos, de várias formas e tamanhos, durante a nossa saída. 


Quando estávamos sentados ao lado de um medronheiro para escutar os vários pássaros que nos rodeavam, aproximou-se um caçador com o atrelado de cães. Claro que deixámos de ouvir pássaros e só ouvíamos cães. Não nos mexemos, o jipe contornou-nos e parou mais abaixo. 

Enquanto continuávamos a nossa exploração auditIva, um saltote resolveu aterrar no cabelo da Maria Beatriz, ficando ali um pedaço até saltar para umas ervas onde ficou bem camuflado e uma borboleta sentou-se ao nosso lado ouvindo a apresentação que a professora fez do medronheiro, mostrando-nos os frutos já maduros e as flores que se transformarão em novos frutos no próximo ano.  

Estávamos um bocadinho preocupados com a presença do caçador mas, passado um bocadinho, ele deu a volta e foi embora! Ufa! Estávamos a pensar que tínhamos de voltar à escola!

Observamos os musgos que estão agora bem fofinhos, parecendo um tapete.


Vimos muuuuuiiiitos excrementos de coelho, prova de que eles são muitos aqui à nossa volta, e vimos, ao lado destas marcas dos coelhos, vimos umas bolotas trincadas. Será que os coelhos também comem bolotas ou haverá por aqui algum esquilo?

Pelo caminho observámos as rochas e as formas em que se apresentam. Há algumas que parecem um monte arredondado e há umas muito curiosas que parecem ter sido colocadas por alguém ao alto, encostadinhas umas às outras.

Sobre estas pedras vimos um cogumelo que parecia também uma pedra redonda e macia.

Parámos numa zona plana, aproveitando as pedras de xisto para sentar, e, depois de lanchar, fomos preencher o guião. 


O regresso foi uma verdadeira aventura! Atravessamos uma zona densa de de giestas bem altas, foi mesmo uma aventura! 

Caminhávamos com muito cuidado, olhando para os pés, pois nessa zona havia muitos cogumelos e alguns eram muito pequeninos. 

A maior novidade apareceu nessa zona! Havia umas marcas de patas que parecem ser de javali! Vimos umas aqui, outras ali, mas, mais adiante, numa zona com muitas silvas e outros arbustos, o chão estava cheio dessas marcas! Este era um local excelente para um esconderijo para um javali..,Será que íamos encontrar algum? Bem, estávamos muito entusiasmados mas ninguém queria ser surpreendido ali!

Voltámos à escola bem cansados mas muito animados! 

Ainda havia algumas tarefas do guião para realizar e o nosso trabalho continuou no recreio.

Para acabar o dia, usámos as asas das sementes de ácer que temos apanhado no recreio e alguns pauzinhos e fixemos umas lindas libélulas...


 Adoramos estas saídas de campo e estas aulas ao ar livre! Aprendemos sempre tanta coisa nova!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Que dia maravilhoso!! Que inveja! Adorei as vissas fotos dos cogumelos! E que bonitas estão as vossas libelinhas! E a visita do saltarico e do javali? Estou mesmo invejosa...

    ResponderEliminar