A Matemática pode ser bem divertida!
Na nossa turma somos sustentáveis e sabemos cuidar do Ambiente. Às vezes fazemos coisas bem interessantes, reaproveitando materiais!
A professora aproveitou umas amostras de madeira que nós ajudamos a limpar, tirando uns autocolantes, e escreveu um algarismo em cada uma.
Com estas placas começamos a fazer um jogo para descobrir números. A professora dava-nos umas pistas e tínhamos de descobrir o número, ordenando os algarismos. Logo no dia em que criámos os cartões, experimentámos o jogo.
As pistas eram apresentadas, inicialmente, numas tiras de papel mas, como temos muitas, muitas placas, a professora escreveu as pistas numas espátulas de madeira que são mais resistentes, e podemos jogar sozinhos no recreio. Cada um recebe 3 ou 4 "cartões" e vai criando os números conforme as pistas dadas. Fazemos isso em grupo no recreio e é uma boa maneira de trabalhar a matemática pois analisamos se todos os números apresentados estão corretos.
Há umas placas maiores que têm íman e estão sempre afixadas no quadro branco. Agora aproveitamos a Roda da Sorte do painel interativo para selecionar quem vai jogar.
Para não haver muito barulho, a correção da tarefa é feita por cada um com os polegares (para cima ou para baixo).
Estas são algumas das pistas:
- Sou o maior número par de 3 algarismos.
- Sou o menor número de 2 algarismos.
- Sou o maior número ímpar de 3 algarismos
- ...
Há muitas espátulas, com várias pistas, e surgem muitos números pois cada um tem algarismos diferentes. Temos de corrigir a resposta de cada colega, por isso, trabalhamos bem a matemática!
A matemática pode ser mesmo divertida!
Sem comentários:
Enviar um comentário