sexta-feira, 18 de março de 2022

Uma aventura pelo rio

Aqui na turma, gostamos muito de escrever e explorar a criatividade, por isso, aproveittamos todas as oportunidades para o fazer.. É bom escrever textos no caderno mas é ainda melhor quando eles são partilhados no blogue, oferecidos a alguém especial ou ainda, enviados para um concurso.

O Concurso "Uma Aventura", da Caminho, é um dos desafios a que é bom responder. O ano passado, sem sair daqui da nossa área do Parque das Serras,  inventámos Uma aventura em família" que nos apresentou a aventura de um grupo de amigos que salvou umas crias de raposa. 

Este ano voltámos a ficar cá pelo Parque e fomos salvar o Rio Sousa. 

Cada um pode propor o seu tema e no fim verificámos que havia vários coincidentes. A floresta foi o tema mais escolhido e logo a seguir, o rio. Como andamos muito preocupados com a poluição que tem atacado o rio Sousa, foi esse o tema que escolhemos. 

A história foi surgindo com as ideias que iam sendo apresentadas, combinadas e adaptadas. Todos são personagens da aventura pois todos os nomes da turma aparecem! Apareceu também o nome da professora e até o da Xana, uma bióloga com quem costumamos trabalhar.

Claro que a  ossa história teve um final feliz! Era tão bom se isso fosse mesmo verdade!

O texto já foi enviado, agora vamos esperar... Será que vamos ter a mesma sorte do ano passado?


Uma aventura pelo rio

Os alunos do 2.º A são amigos da Natureza e sabem muito sobre o Ambiente, até se chamam "Os investigadores". Têm atitudes sustentáveis e estão muito atentos ao que os rodeia porque se preocupam com o planeta.

Numa manhã ensolarada de março, foram fazer mais uma saída de campo, desta vez, para conhecer as espécies da galeria ripícola do rio Sousa, que passa perto da escola.

O Salvador, a Leonor, a Letícia, a Rosa e o Tomás, já por várias vezes tinham chegado à escola muito preocupados porque, à vinda para a escola viram o rio cheio de espuma.Nesse dia isso tinha acontecido!

Quando chegaram ao rio, viram um cenário assustador! Quase não se via a água, de tanta espuma esbranquiçada onde se via a boiar dezenas de peixes mortos!

Eles já nem queriam saber das espécies que iam investigar, de tão assustados que ficaram!

- O que é isto?  - perguntou a Matilde, preocupada.

- O meu pai disse que já viu isto várias vezes!- respondeu a Ana Luz.

- Quem terá feito isto?- questionou a Gabriela.

- Uma fábrica!- gritaram ao mesmo tempo a Ana Matilde e a Sofia.

- Sim, é isso, de certeza!- concordou a professora.

- Temos de fazer alguma coisa! - disse a Beatriz.

Estavam todos tão preocupados que já nem queriam saber das suas pesquisas.

Sentaram-se na margem a conversar para tentarem resolver o problema.

- Temos de avisar já as autoridades! - sugeriu a Mafalda.

- Sim, eles podem descobrir quem está a fazer isto! - comentou  Inês.

- E podemos escrever uma carta ao dono da fábrica! - disse o Duarte.

- Sim, explicamos que aquela poluição está a destruir o rio e a sua biodiversidade! - sugeriu o Zé Pedro.

- Sim, pode ser que resolvam o problema!- disse a Filipa.

Quando voltaram à escola, dividiram-se por grupos e meteram mãos à obra. O Dinis foi para o computador escrever a carta que iam fazendo em conjunto. Juntaram uma fotografia para ajudar a explicar a gravidade da situação.

Entretanto, por grupos, fizeram cartazes. Se não respondessem à carta, iam fazer uma manifestação num fim de semana, com todos os alunos da escola e os pais.

- Até podemos chamar a Xana, a bióloga, para explicar ao dono da fábrica que o que se está a passar é muito grave! - propôs a Bianca.

No fim das aulas, a Eduarda levou a carta para os Correios e todos ficaram ansiosos pelo resultado.

Passado dois dias receberam um telefonema muito importante. O dono da fábrica queria falar com eles. Combinaram encontrar-se todos no dia seguinte junto ao rio.

- Muito obrigado, meninos! Eu não sabia que era tão perigoso o que estava a acontecer! Já estou a resolver o problema! Nunca mais vão ver o rio poluído por nossa causa!

- Era urgente resolver este problema! Ainda bem que tudo foi resolvido! - disse o Francisco. 

-  Estou muito arrependido! Para vos agradecer, vou ajudar-vos a limpar as margens do rio e a plantar mais árvores! - acrescentou o senhor.

A Benedita, a Maria Beatriz, o Tomás e a Mafalda foram buscar os cartazes que tinham feito e  entregaram-nos ao dono da fábrica. 

- Muito obrigado! Aprendemos a lição! Vou colocar estes cartazes na entrada da fábrica para nunca mais nos esquecermos desta turma espetacular, tão amiga da Natureza, e sobretudo, para nos lembrarmos da importância de cuidar do ambiente! 

- Urra!!! gritaram todos quando o senhor foi embora.

Bastou uma carta para resolver o problema, mas mesmo assim, foi uma verdadeira aventura!  

2 comentários:

  1. Que texto maravilhoso! E parece mesmo uma aventura desta turma! Estou mesmo a ver-vos fazer isto se acontecesse algum desastre como o que descrevem.
    Fiquei muito orgulhosa por me envolverem nesta aventura e estarei sempre disponível se precisarem de mim para algo assim! Obrigado meninos!
    E vocês têm razão: falar com as pessoas deve ser sempre a primeira opção! Às vezes uma carta escrita com amor é tudo o que é preciso! Obrigado também por nos mostrarem isso nestes tempos de cólera! ❤️

    ResponderEliminar