sábado, 26 de março de 2022

Uma tarde diferente

A preocupação com a floresta e com a biodiversidade é habitual, na nossa turma. Para dar mais sentido àquilo que aprendemos, a professora organizou uma atividade diferente e que adorámos!

Na reunião do Eco Escolas a atividade foi apresentada para que pudessem participar colegas de outras turmas.

Depois de andarmos às voltas com o livro "Cem sementes que voaram" no âmbito das atividades realizadas no projeto BIBLIOLAB, numa bela tarde de sábado, continuámos a história, participando numa plantação no Parque das Serras do Porto, contando com a ajuda da Câmara Municipal. 

Connosco estavam colegas de outras turmas da escola, pais, irmãos, primos, amigos, avós, padrinhos para a plantação de cerca de 240  espécies autóctones em Aguiar de Sousa, junto ao rio Sousa e à Torre do Castelo, .

Quando explicava a atividade, a engenheira Maria João, que representava a câmara Municipal de Paredes e o Parque das Serras do Porto, ficou surpreendida com os nossos conhecimentos sobre a biodiversidade, sobre invasoras e autóctones, sobretudo quando usámos a expressão "galeria ripícola", quando ela explicou que os amieiros e os freixos deviam ficar perto da linha de água.

Com muita animação, metemos depois mãos à obra! Os adultos abriam o buraco e os mais pequenos colocavam a árvore e ajudavam a calcar e  a fazer uma cova para segurar a água. Plantámos loureiros, medronheiros, azevinhos, freixos e amieiros.  Foi uma tarefa muito difícil porque o terreno era muito inclinado. Houve uns tombos que deram para risadas!


Aproveitámos também para arrancar algumas invasoras que encontrávamos, as mimosas.


Estávamos todos muito animados e no fim houve sugestões para se realizar mais atividades deste género. Como uma mãe disse, foi uma tarde diferente, ótima para esquecer problemas!

Este dia foi sem dúvida muito cheio porque a manhã já contou com o Biciclar que permitiu que alguns alunos juntamente com os seus familiares andassem de bicicleta fazendo um itinerário organizado pelos elementos presentes no projeto.

Chegamos ao final deste dia cansados mas felizes por termos ajudado a Natureza, por termos praticado exercício físico ao ar livre e por termos envolvido a família numa atividade nossa!

Sem comentários:

Enviar um comentário