sexta-feira, 22 de abril de 2022

Dia da Terra

 Hoje celebramos o Dia da Terra.

Todos os dias são Dias da Terra mas hoje, o mundo inteiro é convidado a celebrá-la de modo especial.

Estava programado um dia diferente, com atividades no exterior mas a chuva forte não nos deixou sair da escola, por isso, vamos adaptar as tarefas. 

Cada um de nós esta semana escreveu uma carta à Terra e hoje vamos fazer uma em conjunto, com as palavras que cada um escolheu.

Querida amiga Terra.

Hoje é o teu dia e nós não podíamos esquecer-nos de ti!  

Na verdade nós lembramo-nos de ti todos os dias quando fazemos uma saída de campo e exploramos a tua natureza, quando nos preocupamos com a tua biodiversidade e tentamos cuidar dela, quando plantamos árvores, quando identificamos e combatemos as invasoras, quando separamos corretamente os resíduos e reciclamos, ..

Sabemos como tu és importante para nós e para a vida. Sabemos que és o único planeta onde podemos viver. 

Infelizmente também sabemos que estás a morrer aos bocadinhos e por isso estás triste, de certeza. Estás a sofrer com as alterações climáticas, com a poluição, com os incêndios, com o desperdício da água, com o abate de árvores, com os caçadores furtivos, com as invasoras que destroem as autóctones ou nativas e com a falta de respeito e de cuidado que muitas pessoas ainda têm por ti.

Querida Terra, pedimos-te desculpa por todas as coisas más que te estão a acontecer!

Nós vamos tentar continuar a ajudar-te com as nossas atitudes sustentáveis, com  com a partilha daquilo que vamos descobrindo sobre ti e até com os nossos desenhos, os nossos poemas e as nossas canções.

Era tão bom se o mundo inteiro se unisse hoje para te ajudar! Um dia só não chega, mas, aos pouquinhos, podia ser que as pessoas se preocupassem mais contigo e te ajudassem. 

Quando nos preocupamos contigo, não é só a ti que ajudamos, é a nós que o fazemos.

Não és tu que precisas de nós, somos nós que precisamos de ti, por isso queremos agradecer-te o que nos dás e prometemos que te vamos sempre cuidar.

Obrigado, Terra! 

Sem comentários:

Enviar um comentário