segunda-feira, 30 de maio de 2022

Semana Ibérica das Invasoras

De 21 a 29 de maio de 2022 decorreu a  segunda “Semana sobre Espécies Invasoras" e a nossa turma esteve mais uma vez presente, num quente dia de sábado.

Na sala já falávamos muito de invasoras, mas agora ainda mais, com a nossa aventura no Bibliolab, explorando o livro "Cem sementes que voaram" que nos levou a questionar por que há invasoras no Parque das Serras do Porto e a tentar arranjar respostas.

Numa atividade que envolveu as famílias, fizemos descasque de acácias junto a uma linha de água, a Ribeira de Santa Comba. 

É assustador ver milhões e milhões de sementes penduradas nas acácias! Se não fizermos nada, elas vão dominar toda a floresta!

Nesta atividade foram os mais pequenos que ensinaram os mais velhos, explicando como se fazia o descasque e como funcionava esta técnica. 


Durante a atividade  houve oportunidade para outros "ensinamentos", como explicar o que eram líquenes, referindo a sua importância, ou identificando na água uma invasora, o lagostim de água doce.

Os mais velhos usavam as tesouras que nos foram emprestadas pelo Parque das Serras do Porto e os mais pequenos, com as luvas também emprestadas, faziam o descasque. É muito divertido puxar as cascas. Alguns até caíram para trás! 

Depressa descascamos todas as invasoras do terreno do Tomás, mas, na margem esquerda da ribeira, havia muitas, muitas, muitas outras acácias, algumas ainda muito jovens, que era urgente também tirar.

Antes do piquenique houve tempo para um banho na piscina artificial ou na ribeira. Estava muito calor, por isso, soube mesmo bem!

Depois do almoço, em grupos, fizemos o nosso teatro por improvisação. A professora pediu aos pais para sugerirem o tema. Os pais puderam ver como funciona esta nossa atividade e divertiram-se muito porque a mãe do Zé Pedro sugeriu o nascimento da irmã da Bianca que estava previsto para este dia.   A risota maior foi o Zé Pedro fazer de grávida!

Os pais do Tomás prepararam algumas surpresas para este dia! Havia um pónei para montarmos, um espaço para pintura e modelagem e sacos e uma corda enorme para jogos populares. 

A maior surpresa devem ter sido as canoas! 

Foi uma ótima oportunidade de ver bem de perto a vegetação ripícola. Havia muitos salgueiros, muitos amieiros e muitos, muitos fetos-reais! Pudemos ver libelinhas azuis e pretas, rãs, gaios e até uma cobra que agradou a alguns mas assustou outros! A professora estava feliz porque conseguiu ver pela primeira vez um guarda-rios! 

Ao fim da tarde fizemos a corrida de sacos e o jogo da tração da corda. Os pais também quiseram participar e divertimo-nos muito! Ninguém queria perder e no jogo da corda, aguentamos muito tempo até um dos lados passar para o campo do adversário!

Mesmo a acabar o dia, fizemos um concurso da tabuada! Os filhos ganharam sempre aos pais porque respondiam muito mais depressa. Certamente os pais fizeram por nos deixar ganhar mas a verdade é que somos mesmo muito rápidos a responder!

Cada um pode levar para casa um passaporte do Parque das Serras que pode ir completando quando o for conhecendo.


Adorámos este dia! 

Sábado vamos voltar a encontrar-nos para voltar a "combater invasoras", desta vez com a nossa apresentação da história que trabalhámos no Bibliolab, "Cem sementes que voaram".

Sem comentários:

Enviar um comentário