segunda-feira, 6 de junho de 2022

Encontros com o Parque, Bibliolab e "Cem sementes que voaram"

"A árvore estava à espera do dia mais que perfeito, o dia certo, o dia tal.

Deixou passar os dias de frio, os dias de chuva os dias incertos e, quando o calor veio para ficar, soltou 100 sementes que planaram no ar e voaram…"

Foi assim que começou a nossa apresentação integrada nos Encontros com o Parque no sábado, no Salto, Aguiar de Sousa.

Tal como a árvore esperava ansiosamente o dia de largar as sementes, nós esperávamos este dia da apresentação da atividade trabalhada no projeto Bibliolab.

Ao longo do 3.º período, partindo do livro "Cem sementes que voaram", trabalhámos de forma transversal a Educação Literária, a leitura,  a escrita, a matemática, o estudo do meio com o Ensino Experimental das Ciências, as TIC, as expressões, a Cidadania, .. 

Usámos o nosso espírito crítico para identificar problemas e para os tentar resolver. Pensando no Parque das Serras do Porto, escolhemos o problema das invasoras e tentámos saber como apareceram por aqui e como se disseminam.

As famílias não foram esquecidas e ajudaram-nos a fazer o descasque de acácias, num sábado muito animado.

Tínhamos de partilhar o que aprendemos e a forma escolhida foi a que já nos é tão querida: uma dramatização com umas canções à mistura. O texto começou com o início do livro e foi sendo completado com as nossas ideias.

Num sábado magnífico, tendo como cenário a paisagem fantástica do canhão da Senhora do Salto, partilhámos a nossa produção com a família, com membros do Bibliolab, do Parque das Serras e da Câmara Municipal de Paredes e ainda com alguns visitantes.

A música, o texto, as cores, o movimento e a paisagem estavam perfeitos e a nossa mensagem foi passada: temos de ser membros da Brigada da Floresta e acabar com as invasoras!

Sem comentários:

Enviar um comentário