sexta-feira, 24 de junho de 2022

S. João

Chegou o S. João, uma festa que se celebra um pouco por todo o país. Este dia assinala o nascimento de João Batista.

Na véspera deste dia,  é tradição comer sardinhas, dar marteladas na cabeça com martelos que fazem uns assobios, bater com o alho-porro nas cabeças, comprar manjericos, ...

As ruas do Porto ficam cheiinhas de gente! Diz-se que esta é a noite mais longa da cidade pois há festa nas ruas até de manhã.

Há uma tradição deste dia que até pode ser bonita mas é muito perigosa, é lançar os balões! É perigoso porque o vento pode levá-los para uma zona de floresta e pode incendiá-la! Por esta razão não se deve lançar balões, mesmo que achemos que o céu fica maravilhoso, pintalgado de pontos de luz.

A professora falou-nos de uma tradição daqui desta zona, a de os rapazes irem "roubar" vasos às casas das raparigas solteiras (às vezes a todas as casas) e colocá-los nas escadas da igreja. De manhã era habitual ver pessoas de carrela carregada de vasos, levando-os para casa.

Disse-nos que esta tradição desapareceu já há  alguns anos. Hoje, por exemplo, não havia nenhum vaso na igreja de Recarei. 

Outra tradição são as marchas ou rusgas, e essa, nós vamos reviver na festa do final de ano.

Também é tradição fazer quadras no S. João e nós também as fizemos.

Há palavras que é quase obrigatório usar, "S. João, manjericos, sardinhas, martelinhos, balões, rusgas, marcha, alegria, folia, fogueiras, alho-porro, ..."

Pensando nestas palavras, criámos as nossas quadras, tendo o cuidado de rimar o primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto. Outra regra é os versos terem sete sílabas métricas que não as que nós contamos em português. As sílabas métricas contam-se dizendo os versos "aos pulinhos". Já estamos craques nessa tarefa!

Quase a acabar a manhã,  fizemos uma leitura diferente! Lemos as quadras do Concurso de Quadras do Jornal de Notícias. Ficámos a saber que dois prémios vieram para Recarei! Que bom!


E cá estão algumas das nossas quadras!

Vem aí o S. João

e é grande a alegria.

Já tenho o meu balão

para enfeitar o dia.


Não vou lançar o balão,

p'rá floresta não queimar!

Levo-o só na minha mão

para a noite alegrar.


Ó meu querido S. João,

vem até à nossa escola,

Traz martelo e um balão

que nós trazemos a bola,


Hoje é um dia de festa,

vamos todos festejar.

Dou marteladas na testa

a quem por aqui passar!


Vamos comer as sardinhas

que são assadas nas brasas.

Como as tuas, como as minhas,

e ainda as das outras casas!


Eu quero um martelinho

para eu poder brincar.

Também quero miminho

para o balão voar.


Meu amigo S. João,

este é um dia de alegria.

Dá.me cá o teu balão

para alegrar este dia.


Vão voar muitos balões,

nós vamos assar sardinhas.

Vai ter muitos foliões 

para as comer quentinhas.


Meu querido S.João,

teu dia quero alegrar.

Dá-me aqui um balão

para eu poder brincar.


Vamos colocar enfeites,

S. João está a chegar.

Eu quero que tu espreites

para tu me veres brincar.


O S. João é bonito,

eu adoro este dia,

mas fico aflito

se acabar a alegria.


Meu querido S. João

tu és muito divertido!

Dá-me cá um martelinho

barulhento e colorido.


Vem aí o S. João

com muitos balões no ar.

Vai ser uma emoção

ouvir todos a cantar.


Meu querido S. João,

tu és muito meu amigo.

Dá-me cá o teu balão

para eu brincar contigo.

No fim as nossas  quadras foram enfeitar o manjerico que fizemos reutilizando o papel de crepe das folhas das árvores da nossa apresentação "Cem sementes que voaram". 

Sem comentários:

Enviar um comentário