terça-feira, 4 de outubro de 2022

Dia Mundial do Animal - Carta da abelha

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Animal.

Para assinalar este dia, no projeto "Escrevinhando",  resolvemos escrever uma carta, imaginando-nos um animal.

Sabemos que os animais são importantes porque fazem parte da biodiversidade do planeta. Uns são muito importantes, outros, nem por isso e outros, os invasores, são terríveis! 

Escolhemos um que é essencial à vida, a abelha. Fomos lembrando a importância de a proteger, e assim nasceu a carta.

Carta a um humano

Olá, querido humano!

O meu nome é abelha e sou um inseto.

Sou pequena, às riscas amarelas e pretas e tenho dois pares de asas para voar.

Vivo numa colmeia e passo o dia a voar de flor em flor para recolher o pólen das flores. Com ele fazemos o delicioso e dourado mel.

Escrevo-te hoje, no Dia do Animal, para te pedir ajuda!

Muitas vezes confundem-me com vespas e matam-me por pensar que vou atacar. Eu só ataco se me sentir ameaçada e em perigo!

Amigo humano, respeita-me e protege-me porque eu sou essencial à vida!

Sim, sou a melhor polinizadora que existe no mundo! Ajudo as plantas a reproduzir-se e ajudo assim a manter a biodiversidade e o equilíbrio na natureza.

Adeus, amigo humano. Pode ser que nos encontremos por aí, num jardim qualquer! Se me vires, sorri-me, e eu sei que és realmente meu amigo e amigo do planeta!

Assinado,

Abelha Zizi

1 comentário:

  1. 🐝🐝bzzzzz bzzz bzzzzz bzz bzzzzzzzzz bzzzzz bz b zzz bzzzzzz🐝🐝 (tradução: adorei a carta meninos! obrigada por serem a minha voz)

    ResponderEliminar