quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Dia da Floresta Autóctone, Dia do hastear da Bandeira Verde Eco Escolas

Dia da Floresta Autóctone foi criado como complemento ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), e é assinalado na Península Ibérica em novembro, mês com melhores condições para a plantação de árvores no território ibérico (em comparação com março). 

O bom tempo que se fez sentir, deixou-nos seguir os planos e, como acontece todos os anos, o dia na nossa escola foi muito animado com sementeiras e plantações. 

Na nossa turma o dia foi muito especial! A convite da Embaixada da Juventude, no decurso da seleção do Porto como Mission City pela Comissão Europeia, recebemos uma equipa no âmbito do Projeto Europeu YMCA - Youth Makers as Climate Pact Ambassadors.

Este Projeto decorre de 22 a 24 de Novembro 2022, envolvendo participantes da Holanda, Bélgica, Espanha e Portugal. 

Juntámo-nos na biblioteca e começámos a manhã com o filme de apresentação do Parque das Serras do Porto que já vimos imensas vezes mas que  sempre nos deixa encantados. Hoje havia uma novidade, as legendas em inglês.

De seguida os visitantes puderam conhecer um pouco do nosso trabalho com as apresentações da investigadora Xana do projeto Bibliolab  e a Dra Raquel do Parque das Serras.

Respondemos também a algumas perguntas, e com a ajuda do blogue, apresentámos algumas das nossas atividades.

Como não podia deixar de ser, cantámos os nossos hinos à Terra e ao Parque, com os nossos convidados a acompanhar-nos no refrão. Para que pudessem compreender o que cantávamos, com a ajuda da Dra. Ana, da Embaixada da Juventude, havia a letra em português e em inglês.


No fim todos os visitantes puderam escolher um marcador de livros que criámos ilustrando a frase "United for the Planet". 

Como a sustentabilidade é uma reocupação na nossa sala, oferecemos ainda uns sacos para o lanche, iguais aos nossos. 

Depois deste encontro, juntámo-nos todos no recreio para a Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde Eco Escolas que contou com a presença da autarquia (Presidente da Câmara e adjunta, Vereador do Ambiente, Presidentes da Junta de Freguesia de Recarei e de Aguiar de Sousa) e Associação de Pais.

Depois de uns dias de mau tempo com chuva e vento, o sol brilhava e a bandeira agitava-se como se estivesse a acenar-nos! Foi uma bela maneira de acabar a manhã.

Antes de se irem embora os nossos parceiros plantaram um sabugueiro que vai ficar como uma bela memória deste dia.


Adorámos este dia! 

Amanhã este dia vai continuar na nossa turma pois vamos fazer as sementeiras e continuar a plantação, pois hoje o tempo não chegou.

Vamos também explorar a exposição que recebemos do Parque das Serras, "Traços de biodiversidade".

Ah! E haverá muitas outras surpresas!


1 comentário:

  1. Orgulhosa, de pertencer a esta equipa, todos unidos iremos ainda mais longe... obrigada 💐🌺

    ResponderEliminar