sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Jardineiros de flores

Hoje foi dia de usarmos a sala da Natureza para as aulas, com a atividade "Jardineiros de flores", uma das propostas no projeto "A Natureza é a melhor sala de aula".

Ainda na sala, falámos mais uma vez de flores, em especial, de girassóis. Relembrámos Van Gogh e os desenhos que fizemos inspirados no seus girassóis. 

Tínhamos um saco de sementes de girassol para semear, por isso, fomos pesquisar neste site para saber o que fazer. Não queríamos que nada falhasse!

Até parecia que continuávamos na aula de matemática com as medidas de comprimento! Vimos que o girassol pode atingir 4 metros, que as suas raízes podem estender-se por 5 metros, que as sementes devem ser enterradas cerca de 2,5 centímetros e colocadas com a distância de 15 a 20 centímetros, o que seria muito fácil de fazer, pois é a medida aproximada do nosso palmo.

Esta é uma  planta com um ciclo de vida de 110 a 170 dias, o que quer dizer que se prolongará depois de terminarem as aulas. 

Vimos que a sementeira deve ser feita entre março e maio, por isso, estamos na altura certa! 

Aprendemos ainda que o girassol prefere temperaturas entre os 20 e os 25ºC, o que quer dizer que se darão bem aqui pois são as nossas temperaturas na primavera. 

A parte mais esperada da aula veio a seguir! Fomos para a zona do charco e começámos por monitorizar o nosso viveiro de carvalhos, Estávamos tristes pois achávamos que a maioria das bolotas não tinha germinado mas, felizmente, o que tinha acontecido é que elas têm o seu tempo e não o nosso! Temos apenas cerca 8 pequenos carvalhos com cerva de 10, 12 cm, mas muitas bolotas estão agora a germinar! Íamos retirar os pacotes que achávamos vazios mas já não o fizemos pois afinal ainda nos vão surpreender!


Fomos então fazer a sementeira dos girassóis. Como vimos na pesquisa, eles podem ser semeados diretamente no solo ou em vasos e foi isso que fizemos. Para ter (quase) a certeza que vamos ter girassóis, fizemos os dois tipos de sementeiras. Umas sementes foram colocadas em pacotes de leite e outras diretamente na terra. Para estas tivemos de criar um canteiro arrancando ervas e revolvendo um pouco a terra. As sementes foram colocadas 2 a 2 em pequenos buracos que tapámos. Como tínhamos muitas sementes, no fim a professora ainda atirou algumas sementes aleatoriamente. 

No fim da sementeira regámos. Parece que vai chover este fim de semana, o que é bom para as sementeiras! Vimos que eles devem ser regados ficando o solo húmido mas não encharcado, por isso, vamos ter de muita atenção às regas.

Agora é ter paciência e esperar os tais 10 a 30 dias que a informação que encontrámos referia! Bem, temos é que acreditar que os pássaros ou os caracóis não vão encontrar as sementes ou os coelhos não vão comer as plantas quando começarem a brotar (apesar de não terem falta de comida pois o charco está cheio de coberto vegetal)! 

Ainda tivemos tempo de semear dois pacotes de flores também perto do hotel de insetos para assim os atrair. 

Durante esta atividade pudemos fazer observações de algumas espécies e até encontrámos um ninho escondido entre as ervas! Será que foi ali que o pássaro pôs os ovos e criou os filhos ou o ninho terá caído de alguma árvore?! Mas de onde?! É que ali ao lado não tinha nenhuma!... 

Se os girassóis germinarem vamos ter trabalho a cuidar deles, Se não germinarem vamos voltar à sementeira pois ainda temos um grande saco de sementes!

De volta à sala, aprendemos uma bonita canção sobre esta flor e ilustrámos o poema com os girassóis que já várias vezes desenhámos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário