quinta-feira, 9 de março de 2023

À descoberta dos cães

Este ano, para trabalhar o Dia de Darwin, apresentámos os nossos cães e, claro, nos dias seguintes, explorámos o nosso trabalho.
Ao falar da domesticação do cão encontrámos vários motivos: a proteção, a companhia, a ajuda na caça. Neste caso estivemos a pensar nas características que os cães devem ter e, claro, comentámos que um bom olfato é essencial. Também houve quem achasse que era importante eles serem rápidos. Para companhia são melhores os cães pequeninos e para proteção, os maiores, achámos nós.
Questionámo-nos sobre a sua origem e a sua evolução. Todos achavam que o cão devia ter como antecessor o lobo, pelas semelhanças entre eles. Não tínhamos certeza do que dizíamos mas era esta a nossa explicação.
Hoje tivemos oportunidade de tirar dúvidas e de aprender muito mais sobre os cães!
A Xana, a bióloga com quem costumamos trabalhar trouxe à nossa sala a Dra. Graça Lopes, veterinária, professora na Faculdade de Medicina Veterinária e  investigadora especialista em reprodução de cães e evolução das raças portuguesas. Ficámos muito entusiasmados porque gostamos sempre destas experiências! Na turma há muita gente que quer ser veterinária (a Mafalda diz que já sabe isso desde os 3 anos), por isso, ficámos mesmo muito felizes!
A Dra. Graça confirmou o que tínhamos pensado, que o antecessor do cão é o lobo e disse-nos que a evolução foi feita muito gradualmente ao longo de milhares de anos. Disse que só muito, muito recentemente, há cerca de 200 ou 300 anos é que começámos a ter o que hoje conhecemos como raças.  Perguntou-nos o que eram raças e o Francisco falou de características comuns que os animais tinham. A Eduarda complementou dizendo que a raça está definida no DNA do cão. Este aparecimento de raças surgiu quando o ser humano começou a  querer características definidas nos cães, pelo seu aspeto ou pela sua função. Por esta altura começou também a haver em Inglaterra exposições só para cães com determinadas características físicas.
Descobrimos que o Serra da Estrela nem sempre teve este tom amarelado e o focinho castanho. Há uns anos eram brancos com manchas pretas mas isto não é critério para definir a raça. 
Aprendemos depois que há 11 raças portuguesas de cães e fomos conhecê-los:

Cão da Serra de Aires
Cão de Castro Laboreiro
Rafeiro do Alentejo
Barbado da Terceira
Cão de água Português
Cão da Serra da Estrela
Cão Fila de São Miguel
Perdigueiro Português
Podengo Português
Cão de gado transmontano
Barrocal Algarvio

Uns são especialistas em guardar ovelhas, outros vacas, uns são usados para caça e há ainda um que ajudava os pescadores por ser bom nadador. É engraçado que a função de alguns é defender os rebanhos dos lobos!
Vimos uma imagem com uma montagem de muitos, muitos cães e reparámos nas características que variam como o tamanho, tamanho e cor do pelo ou a forma do focinho, por exemplo.
Na sala tínhamos falado de alguns problemas dos cães com a intervenção do ser humano e a Dra. Graça confirmou. O cão salsicha  sofre problemas de coluna por ser tão comprido e o buldogue tem problemas respiratórios por terem o focinho achatado, o que obriga às vezes a cirurgias. 
O entusiasmo a falar de cães era muito, mesmo com o Tomás e a Maria Beatriz que têm muito medo de cães.
Tínhamos muitas perguntas para fazer, por isso,  à tarde, enquanto fazíamos o resumo da atividade para colocar no blogue, a professora criou um documento colaborativo que partilhou com todos, com a Xana e com a Dra. Graça, para que nos pudesse responder.


Mesmo ao fim do dia pudemos jogar o jogo da memória que a Dra. Graça nos deixou. As imagens apresentavam as 11 raças de cães. Ainda confundimos alguns, mas, aos poucos, vamos ficar especialistas!


Esta atividade foi espetacular!

1 comentário:

  1. Ontem também aprendi muito sobre cães!! Conheci raças que não tinha ainda ouvido falar e curiosidades super fixes!!! Nunca pensei ver um serra da estrela branco e preto!!

    E agora fiquei super curiosa com uma coisa.... E nas plantas? Será que também temos "raças" nas plantas?

    ResponderEliminar