quinta-feira, 30 de março de 2023

Galp Energy Up

Hoje tivemos uma aula diferente e muito interessante! 

Como nos preocupamos muito com o Planeta e com a sustentabilidade, a professora inscreveu-nos no Programa Educativo Future Up que "visa a sensibilização e promoção da transição energética e mobilidade sustentável, nomeadamente na utilização eficiente dos recursos e sensibilização ambiental, dirigido a crianças e jovens dos ensinos básico e secundário, a nível nacional bem como às respetivas comunidades escolares". 

Ontem escrevemos um texto sobre aquilo que sabíamos sobre a energia. Hoje pudemos aprender muito mais com o Engenheiro João Brito!

O engenheiro João começou por nos perguntar o que queríamos ser quando fôssemos grandes e comentou que se calhar íamos mudar de opinião depois desta atividade, escolhendo uma das profissões relacionadas com a energia. 

Começamos por falar do que era a energia e da sua importância e identificámos os diversos tipos de energia que existem. Nós soubemos referir perfeitamente as energias renováveis e as não renováveis! Aprendemos depois um conceito novo, o de "transição energética", percebendo que se refere à necessidade de mudar de atitudes relativamente às energias, preferindo as renováveis, não poluentes e amigas do ambiente.

Aprendemos depois o que são e como funcionam os painéis solares e os fotovoltaicos, conhecendo as vantagens e desvantagens de cada um. Ficámos espantados ao saber que existe um parque solar no sul de Portugal do tamanho de 230 campos de futebol! Este parque serve para abastecer 80 mil famílias, evitando a emissão de 75 mil toneladas de dióxido de carbono por ano, contribuindo assim para a diminuição do efeito estufa.

Falámos depois de mobilidade sustentada e o engenheiro João comentou que temos boas práticas quando dissemos que usamos quase todos o autocarro. Demos muitos outros bons exemplos de mobilidade sustentada como a partilha de carro dos nossos pais para o trabalho ou para os jogos.

Quando conhecemos as novas profissões da energia, alguns decidiram mudar de profissão, sendo técnicos, engenheiros ou investigadores na área da energia, outros mantiveram a primeira escolha mas pensaram numa segunda profissão e um grupo comentou que não tinha mudado de ideias.

Relembrámos algumas regras para poupar energia e recursos naturais, lembrando que pequenos gestos fazem a diferença e que é importante passarmos esta informação aos mais velhos.

Quase no fim da apresentação falámos de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e, apesar de não os sabermos identificar, conseguimos identificar exemplos para cada um. Este será o próximo tema a explorar. O engenheiro João mostrou-nos uma imagem apresentando 4 ODS que trabalhamos nesta atividade: Educação de qualidade, Energias Renováveis e Acessíveis, Produção e Consumo sustentáveis e Ação Climática.

Durante a atividade vimos e explorámos vídeos muito interessantes sobre o tema. 

Para terminar a atividade realizámos um QUIZZ e fomos muito rápidos a responder corretamente às questões, o que prova que já sabemos muito sobre este tema!

No fim da atividade recebemos um Robô solar, lápis, autocolantes e material para fazer umas sementeiras.

Gostámos muito desta atividade!

Sem comentários:

Enviar um comentário