sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Dia Mundial da Ciência

Hoje celebra-se em todo o mundo o Dia Mundial da Ciência.

O objetivo desta data é homenagear e celebrar o papel da ciência e lembrar a sua importância para a vida. 

Nós temos tido muitas oportunidades de trabalhar e somos uns felizardos porque temos tido a companhia de investigadores para nos orientar e ajudar!

Nas escolas de todo o mundo, para desenvolver nos alunos o gosto por esta área, realizam-se neste dia atividades relacionadas com a ciência e também nós as tivemos, desta vez com a orientação de três investigadoras do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S). 

i3S é o maior instituto na área da saúde em Portugal e um dos maiores da europa, o que significa que é quem mais constrói conhecimento, tendo alguns dos investigadores mais premiados e reconhecidos a nível europeu. As pesquisas são desenvolvidas por cerca de 800 cientistas que se dedicam a encontrar respostas para as áreas como a cancro, doenças infeciosas, neurobiologia, envelhecimento, medicina regenerativa.

Neste Workshop, AS MOSQUINHAS VÃO À ESCOLA, falámos de células, de DNA, de genética, de hereditariedade, a partir da observação da mosquinha da fruta, um pequeno inseto que costumamos ver lá por casa e que é um animal utilizado frequentemente em investigações científicas.

Depois de uma apresentação onde aprendemos a distinguir machos de fêmeas e pudemos conhecer o seu ciclo de vida, dividimo-nos em 4 grupos. Enquanto dois observavam ao microscópio vários exemplares de moscas, tentando ver as características das moscas, os outros dois grupos decifravam um código que os levou a várias características. Em alguns casos, coincidiam (cabelos lisos, olhos castanhos, por exemplo).

Gostamos sempre destas atividades onde podemos aprender mais, com a ajuda de especialistas!

Sem comentários:

Enviar um comentário