Estes últimos dias têm sido muito agitados! Estamos na Semana da Leitura e hoje comemora-se o Dia Mundial da Árvore / Dia Internacional das Florestas/Dia da Poesia, ao qual juntamos uma antecipação do Dia Mundial da Água, com o arranque de mais um charco na escola.
O Dia Mundial da Árvore (“Arbor Day”) começou a ser comemorado no dia 10 de abril de 1872, nos Estados Unidos, no Nebrasca, com um jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores naquele Estado.
Atualmente este dia pretende alertar-nos e consciencializar-nos para a necessidade de preservação das florestas. Esta iniciativa foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de preservar as florestas e seus recursos essenciais ao combate à mudança climática e à subsistência das populações.
O tema de 2024 desde Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas é Florestas e Inovação: Novas soluções para um mundo melhor.
As florestas têm um papel muito importante no equilíbrio dos ecossistemas que nelas existem, logo, na manutenção da biodiversidade. São também muito importantes no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por isso, temos de as proteger e preservar, para o nosso bem estar e saúde!
Como à quinta só temos aulas de manhã e tivemos a saída da tocha olímpica da escola, a plantação de árvores ficou adiada para o último dia do período.
Na sala juntámos Árvore e Poesia na atividade que temos feito de escrita colaborativa a cores e o resultado foram poemas que depois foram ilustrados também a pares.
No recreio demos arranque à construção do novo charco, ajudando a cavar e limpando as pedras que iam surgindo. Esta será uma tarefa que nos irá ocupar durante muito tempo!
Sem comentários:
Enviar um comentário