sexta-feira, 15 de março de 2024

Receção da tocha olímpica

No concelho de Paredes, está a realizar-se uma estafeta da tocha olímpica, com o objetivo de alertar para os Valores Olímpicos e para o legado de sustentabilidade idealizado para os JO de Paris 2024. A atividade decorre agora no nosso Agrupamento.

Na última reunião do Conselho Eco Escolas a atividade foi apresentada aos conselheiros e foi feito o convite para participarem na receção da tocha na nossa escola.

Para este dia viemos equipados conforma a modalidade que praticávamos. A escola ficou muito colorida com os equipamentos de futebol, andebol, judo, Karaté, balé, natação, dança, hóquei e até hipismo! Na sala visionámos vídeos de aberturas dos Jogos Olímpicos e do acender da chama olímpica, ouvimos o Hino,  explorámos informação com curiosidades sobre os Jogos Olímpicos.

Ainda nos divertimos muito ao ver um vídeo da abertura dos Jogos em Londres, 2012, com o Mr Bean

Tínhamos de preparar o desfile e cada turma preparou um cartaz. Para afixar os cartazes, estivemos a lixar ripas, para que ninguém se magoasse. 

Entretanto criámos o nosso cartaz com a palavra que nos foi destinada para o desfile, "Sustentabilidade".

Depois do almoço juntámo-nos todos no recreio. O Pré escolar, usando camisolas coloridas, representou os 5 arcos coloridos que representam os 5 continentes. 

A chama chegou trazida pelo professor Ângelo que representa a APRISOF, vinda da Escola Secundária, depois de ter passado pela Básica da Sobreira, e, ao som do hino dos Jogos Olímpicos, foi transportada por dois alunos, o mais velho, do 4.º ano,  e o mais novo, da Pré, passando pelo meio de todas as turmas alinhadas. Atrás dela os cartazes com palavras e frases representando os valores defendidos pelos Jogos Olímpicos. O nosso cartaz foi levado pelo Salvador e até ficou bem, pois o equipamento dele de guarda-redes do Sport Club Nun´´Alvares é verde, uma cor que se associa bem à sustentabilidade!


Na próxima semana a chama seguirá para o JI da Pulgada, sendo a última paragem no nosso Agrupamento. 

Para esse dia temos prometida uma grande surpresa! Ficamos a aguardar, ansiosos!


1 comentário: