sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Semana da sustentabilidade em Paredes:

Esta semana assinalamos em Paredes a Semana da Sustentabilidade

Na escola foram desenvolvidas atividades no âmbito da sustentabilidade: vimos documentários, usámos materiais de desperdício nos nossos trabalhos, fizemos debates e dramatizações, cantámos canções,.. 

Para unir toda a escola e ainda a família, foi lançado o desafio do Programa Eco Escolas "Roupas usadas não estão acabadas" e está a ser construído um tapete gigante, usando peças de roupa velhas.

A nossa turma teve uma atividade extra, participando em duas atividades didáticas e pedagógicas, para para experienciar boas práticas na área de sustentabilidade. Visitámos o Laboratório da Paisagem em Guimarães e a Casa da Ciência de Braga. A nossa escola foi a selecionada por ser uma Eco Escola com o galardão de Excelência. Fomos acompanhados pela coordenadora da escola, a professora Rosário e por uma equipa da Câmara de Paredes, onde estava o engenheiro João Costa que nos costuma acompanhar nas nossas aventuras. 

No Laboratório da Paisagem em Guimarães, depois de assistir a um vídeo que nos apresentava Guimarães e tudo o que lá é feito pela Sustentabilidade, falámos um pouco com o monitor, mostrando que também sabemos o que é ser sustentável.

Passámos depois por uma exposição onde pudemos ver algumas das invasoras que tão bem conhecemos. Logo de seguida chegou o momento que mais destacámos: pudemos ver o que se faz com aquilo que para muitos é "lixo"! Vimos tijolos feitos de beatas de cigarros misturadas com a capa de cabos elétricos, vimos enfeites de natal feitos de máscaras cirúrgicas (ideia dada por um aluno numa escola) e vasos feitos de chicletes e objetos variados de plástico! É incrível como tudo pode ser reutilizado!
Vimos ainda um "mapa" interativo que nos permitiu conhecer melhor a região (rios, elevações,...).

Passámos depois ao laboratório onde, entre outras coisas, pudemos observar preparações ao microscópio e vimos quadros com borboletas variadas e um lagostim de água doce, uma invasora. 

Seguimos depois para a Casa da Ciência em Braga para falar de charcos. Como temos um na escola e assinalámos o Dia Internacional das Zonas Húmidas há pouco tempo, sabíamos responder a tudo o que o monitor nos perguntava!

Falámos a importância dos charcos e das zonas húmidas em geral e, quando se falou da importância de preservar estes habitats para manter  a biodiversidade,  até soubemos falar da Conferência de Ramsar no Irão. O monitor ficou impressionado com o que sabíamos e chamou os colegas paar nos oouvirem!


Pudemos depois observar seres vivos do charco exterior, tentando identificá-los. 
No final saímos para o charco, para devolver as recolhas lá feitas.

Como chovia, almoçámos lá dentro e, quando a chuva parou, saímos para voltar ao autocarro.  

Antes da partida ainda tivemos tempo para mostrar ao Engenheiro João como fazemos os debates. Depois de nos dividir em 2 grupos, a professora apresentou o tema: a Câmara disponibilizava uma grande quantia para a escola e um grupo de pais defendia a construção de um charco e outro grupo a de um parque infantil. Como é habitual, divertimo-nos muito porque já é sempre engraçado fazermos de adultos e defendermos uma posição que às vezes nem é a nossa! Gostamos muito de fazer estes debates porque levamos muito a sério os nossos papéis e podemos aplicar tudo aquilo que aprendemos!

Este foi um dia diferente e muito enriquecedor, que gostávamos de repetir muitas vezes!

Sem comentários:

Enviar um comentário