quarta-feira, 20 de março de 2024

Visita de Estudo: Guimarães, o Berço da Nação

 Ontem fizemos a nossa Visita de Estudo que foi dedicada à História.

De manhã andámos muitos, muitos séculos para trás,  porque fomos conhecer a Citânia de Briteiros,  uma das primeiras formas de cidade conhecidas no Noroeste da Península Ibérica, habitada desde o início do milénio I a.C. Esta cidade é protegida por quatro diferentes linhas de muralhas e inclui vários bairros habitacionais, zonas de utilização pública, áreas para guardar os rebanhos, ruas marcadas por lajes e duas estruturas dedicadas aos banhos. 

O estudo da Citânia deve-se a Francisco Martins Sarmento (1833-1899), um arqueólogo da região que dirigiu a primeira campanha de trabalhos arqueológicos e que dedicou à citânia a sua vida. Para poder desenvolver o seu trabalho comprou os terrenos onde fica o castro. Na casa que pertenceu à família criou um museu onde iniciámos a visita guiada, começando por um vídeo, e pudemos ver objetos encontrados nas escavações e outros do investigador, como livros, fotografias e máquinas fotográficas.

Já mais recentemente as escavações foram retomadas por diversos arqueólogos, sendo hoje visível uma extensa área de ruínas, mas a área esconde ainda muitos segredos e vestígios históricos.

Da Citânia seguimos para o Paço dos Duques, em Guimarães onde, depois de um piquenique para almoço, fomos conhecer um bocado de uma história mais recente. Visitámos várias salas, um quarto e a a sala de armas, enquanto ouvíamos a guia que nos falava do modo de viver dos habitantes do paço e, ao apresentar as tapeçarias das paredes, nos fazia relembrar algumas das partes da nossa história com as conquistas em áfrica.

No fim da visita assistimos a um teatro de marionetas que nos apresentava a vida de D. Afonso Henriques e o início da Formação de Portugal.

Gostámos muito desta visita! Só foi pena o Zé Pedro estar doente! Como ele fazia anos, no regresso ao autocarro parámos ao lado do castelo e cantamos-lhe os parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário