sexta-feira, 26 de abril de 2024

Autores Digitais - Obrigado, Jafari!

A nossa turma voltou a participar no concurso Autores Digitais. Este concurso desafia-nos a criar uma história original  no âmbito da Educação para a Cidadania, a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online Storyjumper


Este ano  o tema era "Discurso do Ódio Online". Achamos este tema um pouco difícil de trabalhar e deu-nos algum trabalho organizar as ideias e construir a narrativa. Escolhemos uma ideia para trabalhar e fizemos pesquisa para encontrar nomes para os nossos personagens. Depois de algumas dificuldades iniciais, o nosso texto ficou pronto e pensado já para criar o livro digital!

Obrigado, Jafari!

 Num fim de tarde de sábado, chegou à aldeia das Flores uma nova família. 

O Miguel e os amigos jogavam bola quando os viram chegar.  Aproximaram-se da família. Todos tinham um ar muito muito triste, a mãe, uma menina e um menino mais ou menos da idade deles. 

Sem conseguirem comunicar falando, por gestos, convidaram as duas crianças a jogar bola, e eles, timidamente, aceitaram.

A nova família logo se integrou na vida da aldeia. A mãe foi trabalhar para a casa do Miguel e por isso ele brincava muito com o Jafari e a Palesa, os seus novos amigos.

Em pouco tempo aprenderam a falar e a escrever português! Já ninguém se lembrava que el4es eram de outro país!

Começou o novo ano e o Jafari mudou para a escola da cidade. Ele que era muito alegre e extrovertido, começou a aparecer triste, a isolar-se e já não participava nas brincadeiras das tardes de sábado.

O Miguel foi perguntar-lhe o que se passava e ele contou-lhe que tinha visto na internet uma mensagem que dizia para não se aproximarem dele e que era preciso fazer alguma coisa para o expulsar da escola.

O Miguel conseguiu acalmá-lo e disse que iam pensar numa solução.

Na escola expôs o caso à professora e aos colegas e tiveram uma ideia, a de escrever uma carta para enviar para a escola da cidade.

Explicaram que a família tinha fugido da sua aldeia por causa da guerra, que o pai tinha desaparecido, que os três tinham vivido num campo de refugiados até serem encaminhados para Portugal.

Falaram de integração, aceitação, respeito e Direitos Humanos e terminaram a carta pedindo para tentarem colocar-se no lugar daquela família. 

A carta foi lida em todas as salas e mudou a vida do Jafari.

Os colegas passaram a respeitá-lo e perceberam que a sua vida ficou até mais rica com tudo o que aprenderam com ele. 


Depois do texto criado, passámos à ilustração e cada um desenhou um personagem. Depois veio o trabalho de montar os cenários e finalmente, o de gravação do áudio. Este ano foi a Leonor que deu voz à história.

O trabalho foi submetido e agora temos de aguardar para divulgar o link para a votação.

Será que vai correr tão bem como no ano passado?...

Book titled 'Obrigado, Jafari!'

terça-feira, 23 de abril de 2024

50 anos de 25 de abril

 A nossa escola recebeu um desafio da Junta de Freguesia de Recarei, o de criar um painel para assinalar os 25 anos da Revolução dos Cravos.

Durante esta semana toda a escola participou nesta tarefa, pintando um bocadinho do painel formado por 78 azulejos brancos .

Na turma fizemos um trabalho explicando o painel onde falávamos da Revolução, das músicas de senha, da história dos cravos e de como a atividade foi desenvolvida na escola. A seguir aprendemos a criar um código QR que ficou afixado no painel para que todos pudessem consultar esta informação.
Entretanto, não podíamos ir embora sem um cravo e cada um fez o seu, usando papel de crepe. Cada um colocou no seu cravo uma palavra simbolizando esta data.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Robótica e programação

Com a Dra Cátia, mediadora do Projeto "Escola Mais Inclusiva", temos tido atividades muito interessantes, geralmente ligadas à escrita e às TIC. 

Hoje tivemos uma atividade diferente que muito nos agradou. Orientados pela equipa de mediadoras, explorámos programação de robôs.

Divididos em 4 grupos preparávamos os percursos que queríamos que o robô fizesse. Estas atividade deixam-nos sempre muito entusiasmados! É engraçado pensar os percursos, programar o robô e verificar o seu percurso.



terça-feira, 16 de abril de 2024

Um prémio para a escola

A nossa escola participou no desafio lançado pelo Eco-Escolas da ABAAE, "Eco-Tapetes - "Roupas Usadas Não Estão Acabadas".

Toda a escola se envolveu criando um quadrado a partir de uma peça de roupa em fim de vida. Foram usadas camisas, t-shirts, calças de ganga, toalhas de mesa e de banho, robes,.... Uns quadrados vinham simples, outros decorados com pintura, colagem, croché, bordados,... Uns tinham apenas trabalho dos alunos, outros, das famílias, o que aumentou ainda mais a diversidade e o enriqueceu.

A família envolveu-se muito no projeto na construção do tapete e depois na votação, e por isso,... ganhámos!

Hoje tivemos uma visita, recebemos a equipa do projeto que nos entregou o prémio, dois livros que nos vão dar muitas ideias para reciclagem e aproveitamento de materiais diversos, e um cartão prenda de 30 euros.

Foi muito bom participar num projeto que envolveu toda a escola e estamos à espera de mais oportunidades!


terça-feira, 2 de abril de 2024

Dia Internacional do Livro Infantil

Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se em todo o mundo desde 1967, tendo como objetivo chamar a atenção para a importância da leitura e dos livros no desenvolvimento das crianças. A data escolhida foi o dia 2 de abril, data do nascimento de Hans Christian Andersen, um dos nomes mais conhecidos na literatura para crianças. 
Todos os anos,  em Portugal, é apresentado pela DGLAB - Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas um cartaz digital para assinalar a data e o de 2024, da autoria da ilustradora Inês Viegas Oliveira, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2023, transmite a ideia que nos livros cabem todas as histórias e todas as personagens, que nos fazem sonhar e viajar.
O IBBY international - The International Board on Books for Young People convida todos os anos um  país a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. O mote este ano foi dado pelo  ano com um texto alusivo à literatura para a infância escrito por Eiko Kadono e um cartaz de Nana Furiya.
Apesar de serem férias, foi lançado à turma o desafio de partilharem um dos seus livros preferidos ou o que estão a ler neste momento, anexando um pequeno texto.
Durante o dia vão chegando as imagens que vão ser aqui partilhadas.
Ana Matilde
Mafalda Ferreira
Gabriela

Leonor Rocha

Duarte