quarta-feira, 22 de maio de 2024

Dia Internacional da Biodiversidade

Neste sétimo dia da semana do Ambiente assinalámos um dos dias que nos é mais familiar e mais querido, o Dia Internacional da Biodiversidade. Este dia funcionou para nós como o Dia Eco Escolas, agendado para 19 de maio, já que toda a escola se reuniu em mais uma Assembleia com um objetivo comum, o de defender a Biodiversidade e o planeta. 

Já a pensar no convite feito por Serralves para participar no Serralves em Festa, explorámos a biodiversidade do parque com o visionamento de imagens de um livro. Muitas eram nossas conhecidas, algumas eram novas para nós. Pudemos perceber que em Serralves há muita biodiversidade que devemos preservar.

À tarde fizermos mais um debate, uma das nossas estratégias de abordagem de temas mais interessantes para nós, e pudemos contar com a presença do engenheiro João que nos acompanha no Eco Escolas e do Vereador, Dr Francisco Leal!

Como é habitual, fomos divididos em dois grupos na hora e conhecemos o nosso papel e o tema a defender: 

De um lado havia um grupo de construtores que queria construir uma urbanização numa zona muito natural. Do outro lado, um grupo de ambientalistas que defendia a proteção do espaço.

Com o diálogo muito formal que costumamos usar nos debates, um grupo defendeu a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas e o outro grupo usava o argumento do dinheiro e da construção para a defesa. 

O grupo de ambientalistas defendeu com tanta veemência a importância da biodiversidade para o nosso futuro e o do planeta que um dos construtores pôs a possibilidade de tentarem conciliar as duas coisas, construir a urbanização mantendo uma área protegida. 

A convite da professora, o senhor Vereador concluiu o debate comentando as nossas intervenções e referindo a importância da sugestão dada pelo "construtor Zé Pedro" para se chegar a um equilíbrio.

Depois do debate saímos para o recreio onde nos juntámos a todos os colegas para falar de biodiversidade e da importância de a preservar e promover. Cada porta voz de turma ou grupo expôs uma ideia sobre o tema.

De manhã todos os os alunos da escola representaram em desenho uma espécie à sua escolha, sem saber para quê. Depois da exposição de ideias de todas as turmas, a professora pediu para todos levantarem os desenhos e observarem em redor. Havia muitas espécies diferentes desenhadas e algumas iguais, com indivíduos distintos, claro. A professora explicou que isso é a biodiversidade. De seguida pediu para levantarem apenas as plantas, apenas os insetos, apenas os animais que vivem na água,... O jogo continuou com a informação de que tinha havido uma doença que tinha afetado as plantas e que elas estavam a desaparecer. Baixámos as plantas. Se não havia plantas, os herbívoros não iam sobreviver e os outros consumidores ficavam também sem alimento pois as cadeias alimentares tinham sido rompidas.

É claro que esta situação que a professora apresentou não existe mas ajuda-nos a perceber a importância da biodiversidade para se manterem as cadeias alimentares e o equilíbrio nos ecossistemas.

Para promover a biodiversidade no espaço da nossa escola temos caixas ninho e comedouros para colocar e o charco para continuar. São estes pequenos gestos que fazem a diferença!


Sem comentários:

Enviar um comentário