Hoje, 20 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Abelha. Este dia foi proclamado na Assembleia Geral da ONU em 20 de dezembro de 2017.
Foi escolhido este dia por ser o aniversário de Anton Janša, um apicultor e pintor da Carníola (Eslovénia), pioneiro das modernas técnicas de apicultura do século XVIII e um grande especialista nesta área.
Esta data tem como base reforçar a importância dos polinizadores e procura sensibilizar-nos para as ameaças que as abelhas enfrentam. Pretende também lembrar e valorizar a sua importância no equilíbrio do ecossistema, na conservação da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável.
Segundo dados da ONU, devido ao impacto humano na natureza, as diferentes espécies de abelhas enfrentam atualmente um risco 100 a 1.000 vezes superior de extinção.
O tema de 2024 é «Compromisso com as abelhas, de mãos dadas com os jovens» e pretende sensibilizar os jovens para o papel essencial das abelhas e de outros polinizadores no equilíbrio ecológico, na preservação da biodiversidade e na agricultura. O objetivo é que os jovens se envolvam em atividades de apicultura, em iniciativas de proteção, e em esforços de defesa, melhorando o mundo.
Na sala o dia começou com a exploração de uma mensagem da Ordem dos Biólogos e e escrita de um pequeno texto individual falando da importância das abelhas para a vida.
Ao fim da manhã vimos um vídeo enviado pelos pais da Maria Beatriz. Eles não puderam estar connosco hoje mas na próxima semana virão aqui para ficarmos a saber ainda mais sobre as abelhas.
Enquanto o vídeo passava, a Maria Beatriz explicava o que se passava:
Ao fim do dia foi tempo de aprender a desenhar abelhas. Começámos pelas mais simples, num género de bonecos, e acabámos quase com ilustração científica!
Como não podemos pensar em abelhas sem pensar em flores e vice-versa, adicionámos aos desenhos algumas das flores que aprendemos a desenhar a semana passada.
Os nossos trabalhos ficaram maravilhosos!
Sem comentários:
Enviar um comentário