segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Dia da Floresta Autóctone

 Hoje comemoramos o Dia da Floresta Autóctone.

Na sala falamos muitas vezes de árvores e de floresta, não esperamos por um dia especial para falar delas e da sua importância, mas este foi mais um dia  especial em que toda a escola meteu mãos à obra para o mesmo projeto, o de lembrar a Floresta Autóctone e aumentar a biodiversidade da escola, semeando e plantando.

Começámos a manhã a ouvir a canção "Quem cuida desta floresta?", do CD "Um gesto pela Terra", de Carlos Alberto Moniz. A letra é um bocadinho complicada para a termos decorado mas o refrão ficou logo bem sabido! 

Logo a seguir revimos o vídeo que nos mostra a germinação de uma bolota. Era bom se fosse assim rápido como no vídeo o aparecimento do carvalho!

Cada um disse depois uma palavra ou expressão relacionada com a floresta que servirá para colocar num painel coletivo na entrada da escola. 

Como estava um belo dia de sol, o lanche da manhã foi num piquenique!

Os colegas do pré escolar cantavam a canção numa roda e nós, enquanto lanchávamos,  acompanhámos da outra ponta do recreio, cantando bem alto para que todos ouvissem que estamos com a Floresta.

A seguir fomos plantar áceres, loureiros e azevinhos e continuar a nossa sementeira de bolotas de carvalho e sobreiro. Esta tarefa irá continuar ainda esta semana pois temos muitas bolotas a começar a germinar e a precisar de ir para a terra!

Hoje cuidamos da floresta pois, como diz a canção, Quem cuida desta floresta és tu, sou e todos nós!"



1 comentário: