quarta-feira, 19 de maio de 2021

Ambiente online

Hoje foi dia de atividades online.

Como não podemos estar juntos, usamos as tecnologias para partilhar experiências.

Antecipando o Dia da abelha, logo de manhã estivemos em direto de um apiário com um pai e um avô que nos falaram de abelhas e do ciclo do mel. Pudemos saber curiosidades sobre as abelhas e no fim pudemos fazer perguntas. A Beatriz antecipava-se sempre ao pai e ao avô respondendo aos colegas! A professora disse-lhes que, quando se reformassem, tinham de certeza quem tomasse conta das abelhas pois ela sabe mesmo tudo!  Como ela disse, falta-lhe o fato! 

Desta atividade passámos para o Webinar Dia Municipal das Eco Escolas de Paredes. A nossa escola foi convidada a partilhar o trabalho feito na escola. Falámos da nossas saídas de campo, de biodiversidade, do Parque das Serras do Porto, de espécies autóctones e de controle de invasoras, de atitudes sustentáveis, do bicho-da-seda, da utilização de materiais de desperdício nos trabalhos, da nossa horta que não existe por causa dos coelhos que visitam a escola,... Podíamos ter falado de muitas mais porque a nossa escola é uma escola amiga do Ambiente, mas o tempo era pouco.

Tivemos que sair mais cedo do Webinar porque tínhamos encontro virtual com a bióloga Xana Sá pinto, que também está no projeto do Bibliolab. Falamos-lhe do que tínhamos aprendido sobre as abelhas e depois conversámos um pouco sobre a sua importância. A nossa conversa passou para a biodiversidade e para as cadeias alimentares e a professora disse que tinha recebido uma fotografia do gato da Leonor que apanhou um sardão! Logo o Tomás e o Salvador comentaram que os cães deles fazem asneiras e apanham toupeiras!

Neste encontro a Xana lançou-nos dois desafios. O primeiro será investigar para ver se só as abelhas são agentes polinizadores. Para essa pergunta temos resposta pois já vimos borboletas, escaravelhos e outros insetos. No desafio lançado à família sobre fauna e flora, há alguns registos desses polinizadores. O segundo desafio foi pensar como pode a Leonor evitar que o gato dela apanhe sardões. Apresentámos algumas soluções mas parece que vamos ter que pensar melhor no assunto!


Sem comentários:

Enviar um comentário