Chegou o tão esperado dia! E quando ele chega numa Semana do Ambiente, sabe ainda melhor!
A promessa era de não entrar na sala e foi mesmo assim!
Logo na entrada, ouvimos o poema "A sombra", de Luísa Ducla soares, e fomos desenhar a sombra da Matilde no recreio. Esta sombra ia ser desenhada mais vezes ao longo do dia.
No átrio da escola, recebemos depois uma prancheta com o guião de tarefas. Antes de mais, tínhamos que formar grupos e dar-lhes um nome! Estamos tão habituados às tarefas diárias de escrita do tempo e decomposição do números do dia, que virámos as folhas e fizemos o trabalho nas costas, enquanto esperávamos pelo engenheiro João Costa, da Câmara Municipal. Ele acompanhou-nos numa das tarefas, aquela em que fomos ver as invasoras que tentámos eliminar este ano. Lá estavam as Ervas-das-Pampas apenas com folhas, pois cortámos as suas plumas de sementes!
Pudemos ver tanta biodiversidade nesta saída! Vimos como o cheiroso rosmaninho cobre os montes e recebe as abelhas, juntamente com o sargaço e a urze. Vimos muitos insetos que não identificamos , várias joaninhas e uma enorme e belíssima libélula que nos rodeou durante um tempo e se deixou fotografar! Aproveitámos para lembrar e identificar as autóctones e as invasoras.
De volta à escola, esperavam-nos mais doze tarefas! Depois de lanchar ensaiámos o Hino da escola e o Hino da Terra com os colegas do 1.ºB e pegámos nos nossos guiões.
Neste Dia ao Ar Livre trabalhámos os sentidos para explorar a biodiversidade e para registar sons e imagens do recreio, desenhámos na terra, usámos as nossas mãos e as sombras para criar figuras, criámos um acróstico,... A vontade de trabalhar era tanta que almoçámos muito depressa e voltámos às tarefas! Quando a professora voltou de tarde, tínhamos várias atividades completas!
A começar a tarde assistimos à dramatização de uma história sobre as abelhas feita palas educadoras Paula e Vera. havia uma canção no fim que cantámos ao som do guitalelé.
Como o sol estava muito forte, usámos o espaço do coberto para continuar tarefas. Depois de lanchar e de trabalhar as sombras e usar o chão como base para o desenho, mesmo a acabar o dia, fizemos o Jogo Sol saudável, uma espécie de Jogo da Glória sobre os cuidados a ter com o sol.
Terminou este dia e os nossos estojos foram colocados na caixa de onde saíram de manhã, para serem levados para a sala. Ficaram duas tarefas por fazer mas amanhã vamos fazê-las, para que a nossa colega que faltou possa ter um bocadinho de Dia de aulas ao Ar livre.
Gostámos muito deste dia!
Sem comentários:
Enviar um comentário