segunda-feira, 24 de maio de 2021

Como salvar o sardão?...

As famílias responderam ao desafio da Semana do Ambiente enviando muitas fotografias de flora e fauna!

O pai da Leonor enviou uma fotografia que nos deixou a pensar... Vinha legendada com a frase "Cadeia alimentar" e realmente, era isso que representava. Nós é que achámos meio estranho e tivemos pena do sardão!

No encontro com a bióloga Xana a propósito das abelhas, falámos desta fotografia e ela desafiou-nos a pensar como poderíamos salvar outros sardões do gato da Leonor.

Havia muitas soluções! Uma solução foi logo posta de lado pois seria matar o gato! Falou-se também em fechar o gato em casa, fazer um muro, levar o sardão para um local seguro, ... Parece que nenhuma era a ideal! 

- Fechar o gato era impossível porque, como a Leonor disse, ele vive fora de casa e é "um bocadinho selvagem"...

- Fazer um muro não resolvia o problema porque os gatos saltam tudo e os sardões se calhar trepam...

- Levá-lo para um local seguro também não é uma boa ideia porque não há pessoas atentas a toda a hora...

A Xana fez-nos pensar no jogo das escondidinhas e então surgiu uma solução que até podia funcionar, criar abrigos para os sardões!

Hoje a professora voltou a pedir-nos para arranjar uma solução. Mais uma vez muitas ideias foram apresentadas, algumas repetidas, outras novas, como dar um brinquedo ao gato, dar-lhe peixe, distraí-lo, ... Parece que nenhuma solução era a ideal!

A professora relembrou o assunto e perguntou porque é que o gato conseguia apanhar o sardão. Não tivemos dúvida em responder que é porque era matreiro, cuidadoso e aparecia sorrateiro, fazendo pouco barulho, enquanto o sardão devia estar distraído a apanhar o sol, como disse o Tomás. O Salvador disse que os gatos são mesmo assim e que ainda no sábado o pai estava a grelhar carne e apareceram logo uns gatos perto da churrasqueira!

- Como poderia o sardão dar conta  da chegada do gato? - perguntou a professora.

Também não tivemos dúvida e respondemos que o sardão o via se ele fizesse barulho e logo a Gabriela disse que uma solução seria colocar no gato uma coleira com guizos

- Sim! - Concordámos todos! - Dessa maneira o sardão fugia a tempo e escapava!

A Leonor tem agora duas soluções para salvar as presas do gato: construir abrigos lá por casa ou colocar uma coleira no gato! Assim já não íamos falar mais desta cadeia alimentar!

Sem comentários:

Enviar um comentário