terça-feira, 25 de maio de 2021

Notícias dos bichos-da-seda

 Já não damos notícias dos nossos bichos-da-seda há alguns dias!

Tem havido muitas mudanças! As lagartas desapareceram há cerca de uma semana e agora só temos na caixa muitos e muitos casulos!

Já não temos de nos preocupar em arranjar folhas de amoreira e a tarefa diária é espreitar a caixa para recolher as mariposas que são colocadas numa nova caixa, sobre folhas de papel. A professora até brinca dizendo que parece que estamos a tirar ovos do capoeiro! Num dia tiramos 5, no outro dia 6,...

O número de mariposas deu para trabalharmos ontem a matemática! Tirámos 15 mariposas e ficámos espantados com o número. A professora perguntou-nos quantas costumávamos recolher por dia. Uns dias 4, outros 5, respondemos.  Fez-nos depois pensar em quantos dias não o tínhamos feito, os dois do fim de semana. Pusemos as cabeças a pensar e respondemos logo: se num dia tiramos 4 ou 5, no fim de semana seriam 8 ou 10. Juntando às de hoje, teríamos 12 ou 15! Realmente, como costumámos dizer na sala, a matemática está em todo o lado!


Realmente, é muito fácil identificar os machos e as fêmeas! Para além da diferença do tamanho (as fêmeas são maiores), temos o movimento agitado dos machos. O seu bater de asas faz uma barulheira!

Conforme vamos colocando as mariposas na caixa, elas vão acasalando e pondo os ovos. Já temos muitos, muitos ovos! Hoje a professora teve até de arranjar uma segunda caixa porque a primeira estava já muito ocupada! 

Quando já não houver mariposas (elas vão morrendo ao fim de alguns dias), vamos guardar as caixas com os papeis onde estão depositados os ovos e na próxima primavera iniciamos um novo ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário