sexta-feira, 28 de maio de 2021

Energia e brincadeiras

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Brincar. Este dia é celebrado em mais de 40 países do mundo e relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas). Brincar é sinónimo de alegria, de diversão  e bem estar mas  pode também significar aprendizagem, criatividade, convivência, amizade.

Amanhã assinala-se o Dia Nacional da Energia que nós antecipámos para hoje. Falámos da importância da energia, de energias poluentes, de energias renováveis, sempre pensando em sustentabilidade.

Para aprendermos o nome de todas as energias, a professora ensinou-nos um RAP bem animado!

Começámos o dia a ler e a explorar o poema "Brinquedo", de Miguel Torga

Brinquedo

Foi um sonho que eu tive:
Era uma grande estrela de papel,
Um cordel
E um menino de bibe

O menino tinha lançado a estrela
Com ar de quem semeia uma ilusão
E a estrela ia subindo, azul e amarela,
Presa pelo cordel à sua mão.

Mas tão alto subiu
Que deixou de ser estrela de papel.
E o menino, ao vê-la assim, sorriu
E cortou-lhe o cordel.

 Miguel Torga

Depois de responder por escrito a várias questões, imaginámos o que teria visto do céu a estrela de papel quando o menino a soltou. Pudemos usar aqui a nossa imaginação e criatividade mas também o que aprendemos sobre biodiversidade, relevo,...

Ainda tivemos tempo para criar dois brinquedos que funcionam com a energia eólica. Um foi a estrela de papel ou papagaio em que usamos as cores indicadas no poema. O outro foi um vira-vento. 

O nosso recreio costuma ter muito, muito vento, mas à hora do almoço só se sentia uma brisa e o papagaio subiu uma ou duas vezes, mas logo caía. Vamos guardá-lo e experimentar num dia de vento.

Os vira-ventos ficaram prontos à tarde e antes de sair foi uma alegria! Estava muito vento e nem precisávamos de correr para eles girarem! Os pais estavam à nossa espera e puderam ver a animação! O pai da Leonor disse que ia colocar um dínamo no vira-vento dela para produzir energia para carregar o telemóvel! Será que estava a falar a sério?...

É bom poder brincar e é bom aprender!

Sem comentários:

Enviar um comentário