domingo, 30 de maio de 2021

Investigadores da Natureza

 Os meus alunos gostam de se intitular como "Investigadores da Natureza".

Tenho a certeza de que o nome está bem atribuído quando recebo ao fim de semana estas partilhas!

Os pais da Mafalda foram fazer um trilho nos Moinhos de Jancido e a Mafalda, mesmo não tendo ido, pediu para me enviarem as fotos. É um ótimo local para se ficar a conhecer melhor os cursos de água, rios e ribeiras, e conhecer a sua biodiversidade e a Mafalda vai adorar, quando voltar com os pais. 


A família da Maria Beatriz foi um bocadinho mais longe, até às Fisgas do Ermelo, e enviou este vídeo ...

Desafiei a mãe a perguntar à Maria Beatriz o que eram aquelas manchas verdes no tronco da árvore ...
"Veja se ela disse bem." - disse a mãe.
Disse, sim! Muito bem, Maria Beatriz! São líquenes!
Para além de apreciar a biodiversidade do local, este passeio em família serviu ainda para ela mostrar aos pais como se produz a energia eólica!




A Matilde adora tudo o que se relaciona com a Natureza! Ela e a Ana Luz, como são as mais próximas da caixa dos bichos-da-seda, são as responsáveis por verificar se há mariposas novas para colocar na nova caixa. 
Nas saídas de campo é uma das mais atentas e observadoras e hoje não precisou de se afastar muito de casa para explorar a Natureza! Ela, a mãe e o mano, aproveitaram este belo dia de sol para um passeio em segurança. Muito importante é a ferramenta que levam, uns binóculos! Cá temos dois verdadeiros investigadores da Natureza!
Mas nem sempre os binóculos fazem falta! Às vezes as descobertas estão no chão, mesmo debaixo dos nossos pés! Como estes excrementos de coelho que ela apresenta ao mano e à mãe!

E às vezes, as descobertas acompanham-nos e não nos largam, pois, como disse a Matilde à mãe, "Nós nunca vamos conseguir sair da nossa sombra"!
 O Duarte Pode observar patos de várias espécies, num parque. Uma das espécies tinha origem no Brasil, disse ele.

É tão bom ver a motivação deles para explorar a Natureza e partilhar com a família o que aprendem na sala de aula!

Sem comentários:

Enviar um comentário