quinta-feira, 28 de outubro de 2021

A nossa Pegada Ecológica

Hoje aprendemos um conceito novo, o de "Pegada Ecológica".

Tal como deixamos pegadas na areia da praia ou na relva de um jardim, deixamos a nossa marca no planeta. A Pegada Ecológica indica a quantidade de recursos naturais  que gastamos no nosso dia-a-dia. 

Esta pegada é tão grande que a meio do ano 2021 atingimos a sobrecarga da Terra, isto é, começámos a gastar os recursos que deviam ser para o ano 2022!  

Na sala lembramos muitas vezes que a Terra não precisa de nós, nós é que precisamos dela. O problema é que só temos este planeta para viver!

Temos de ter atitudes sustentáveis para que a nossa Pegada Ecológica seja cada vez mais pequenina! Há coisas em que não conseguimos poupar mas, separar para reciclar é o gesto mais simples que podemos ter!

No intervalo da tarde, usámos os nossos lanches para continuar a explorar este assunto:

- Alguns traziam fruta numa caixa e não deixaram resíduos.

- Havia também quem tivesse trazido fruta e atirado no fim a casca ou o caroço para a zona do charco para os coelhos que visitam a nossa escola ou apenas para ser transformado em matéria mineral. 

- Outros traziam pão embrulhado num guardanapo de papel que foi para o contentor castanho pois não o podemos reciclar.   

- Havia muitos iogurtes, pacotes de bolachas, pacotes de leite e de sumo. 

No fim do lanche, usámos os resíduos plásticos dos nossos lanches para imaginar a nossa pegada. A professora desenhou um pé enorme no chão que deu para nos sentarmos todos os 25 à volta. Despejou nesse "pé" a caixa onde tínhamos recolhido os plásticos nos dois intervalos e ficámos espantados com a quantidade! Pensámos depois que há 12 turmas na escola por isso esses resíduos são multiplicados 12 vezes em cada dia. Se estes resíduos não fossem para o ecoponto correto, imaginem o que seria!!

Claro que os nossos resíduos foram depois apanhados e levados pelos responsáveis do dia para o ecoponto amarelo para serem reciclados

A caixa onde os tínhamos colocado foi depois para o ecoponto azul!


Com esta simples atitude sustentável, diminuímos um  pouquinho a nossa pegada. Se todos fizessem o mesmo, podia ser que o dia de sobrecarga da Terra chegasse apenas no fim do ano!

2 comentários:

  1. Enquanto coordenadora da vossa escola, tenho a dizer-vos que estou muito contente com todos vocês. Vocês sabem tanto sobre o ambiente! É tão importante os alunos como vós já falarem de diminuir a pegada ecológica, de apresentarem atitudes sustentáveis! O mundo precisa de muitos meninos como vós para mudar os adultos e para pensarem que não é a "Terra que precisa de nós mas nós que precisamos dela". Sabem, que muita gente mais velha ainda não sabe isso? Parabéns pelas vossas atitudes! Vamos lutar pelo nosso Planeta, a nossa casa!

    ResponderEliminar
  2. A Matilde mal chegou ao carro tentou falar sobre este assunto a maneira dela. Agora percebi a que se referia. Parabéns pela iniciativa

    ResponderEliminar