As nossas aulas começam todos os dias com a descrição do tempo que faz. Integramos esta tarefa no projeto PICOLIN, Programa Integrado de Competências de Língua, que pretende a exploração de novas palavras.
Às 9 horas da manhã, as janelas estão abertas para que todos possam observar o céu e a paisagem. A descrição do tempo de cada um faz, é feita com o recurso a palavras novas, tais como "subtis", "escassas" ou "densas" para descrever as nuvens, "límpido" para descrever o azul do céu, "esplêndido", "fantástico", "magnífico",... para descrever um dia de sol.
Destas observações, chegou-se à conversa sobre o movimento aparente do sol e às noções de "por-do-sol" e "nascer-do-sol", associando-as aos pontos cardeais. Todos tinham já visto o por-do-sol, mas não o seu "nascer".
Esta semana tivemos gente muito madrugadora! O Duarte um dia disse que se tinha levantado muito cedo (disse a hora exata, ao minuto!) e que tinha visto o nascer-de-sol. Claro que tivemos logo de relembrar que este nascer do sol nos indicava o ponto cardeal Este.
Hoje foi a vez da Bianca que, para provar que tinha assistido a este momento, pediu à mãe para enviar uma fotografia.
Obrigada pela partilha, Bianca!
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