Temos andado a trabalhar em matemática a multiplicação. Transformamos adições repetidas em multiplicações e vice versa, resolvemos situações problemáticas envolvendo a multiplicação.
Hoje, no livro de fichas, resolvemos uma situação que implicava a formação de pares numa turma de 24 alunos. Começando por um esquema, passando às adições sucessivas e depois à multiplicação, concluímos que a professora podia fazer 12 pares.
Nós somos 25, mas, como a Gabriela está a faltar, estávamos 24. No recreio a professora propôs-nos confirmar a situação problemática. Claro que conseguimos criar os 12 pares!
Temos um projeto no Agrupamento para a matemática, o "Tabuagicar" e aproveitámos muitas vezes o recreio para atividades. Hoje foi dia de trabalhar a multiplicação e a decomposição de números.
Íamos formando os grupos seguindo a ordem da professora e claro que era uma confusão e uma correria, a puxar pelos braços uns dos outros para ser rápidos na tarefa! Cada vez que formávamos os grupos apresentávamos a expressão numérica obtida.
Com grupos de 4 tínhamos 6+6+6+6 ou 6X4. Com grupos de 3 tínhamos 3+3+3+3+3+3+3+3
ou 8 X 3. Se nos juntássemos em grupos de 12 tínhamos 12+12 ou 2X12,...
Quando a professora nos pediu para formar grupos de 5, alguns, mais atentos, logo responderam que não era possível porque, quando somamos 5 repetidamente, só obtemos números que terminam em 0 ou em 5. Também houve logo quem lembrasse que, se a Gabriela estivesse, não era possível formar pares.
Esta brincadeira ajudou-nos a perceber melhor que, apesar de representarem o mesmo valor, as expressões 3X8 e 8X3, se transformam ou resultam de diferentes adições repetidas. Ter 8 grupos de 3 não é o mesmo que ter 3 grupos de 8, ainda que estes grupos se formem ambos com 24 alunos.
Também percebemos que nem sempre é possível formar grupos iguais para um número. Nessas situações as expressões numéricas eram mais complexas. Quando fizemos grupos de 7 alunos, obtivemos 3 grupos mas sobraram 3 alunos, o que se representava com 7+7+7+3 ou 3X7+3 e quando nos juntámos em grupos de 9, ficaram 2 grupos com 9 mas ficavam 6 alunos de fora, o que se representava com 9+9+6 ou 2X9+6.
É muito divertido trabalhar assim a matemática!
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